ESTUDE NA UNIT
MENU

Menopausa: entenda o que acontece e como diminuir o desconforto

A condição atinge mulheres dos 40 a 50 anos

às 13h42
Menopausa
Menopausa
Compartilhe:

A menopausa é uma fase que acontece na vida de todas as mulheres. Nela, ocorre a interrupção da menstruação, porque os hormônios femininos – estrogênio e progesterona – param de ser produzidos pelos ovários. Acontece, na maioria da população feminina, entre 48 e 51 anos de idade, podendo variar para mais cedo ou tarde. 

A menopausa muda várias ações do corpo feminino, diminuindo as funções ovarianas. Consequentemente, a menstruação fica irregular, até desaparecer completamente. E essas falhas começam já a partir dos 40 anos, e é comum ocorrer por cinco vezes até parar. 

Mas existem mulheres que têm menopausa precoce. Nesses casos, a interrupção da menstruação se inicia antes dos 40 anos e a causa é desconhecida. Genética, cirurgias, doenças autoimunes e infecciosas estão na lista de suspeitas pelos cientistas.

De forma geral, a menopausa comum tem várias causas: a queda dos hormônios reprodutivos, pacientes que já fizeram a histerectomia – cirurgia de retirada do útero -, mulheres que já tiveram câncer e passaram por quimioterapia e radioterapia, além de quem tem insuficiência ovariana, quando o ovário deixa de produzir hormônios reprodutivos.

A menopausa causa diversos sintomas, como calor, alterações menstruais, redução da libido, sudorese noturna, insônia, ansiedade, depressão, ganho de peso, dor de cabeça, fadiga e vários outros, que podem variar de acordo com cada mulher e organismo.

Para tratamento, os médicos indicam reposição hormonal, feita com estrógeno ou a combinação de estrógeno e progesterona; também pode ser indicada a aplicação de estrogênio tópico. Para aliviar os sintomas, alguns cuidados podem ser feitos, como evitar tomar café, se hidratar, ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e se consultar com um ginecologista regularmente. 

Compartilhe: