ESTUDE NA UNIT
MENU

Maio amarelo chama atenção para os sinistros de trânsito

Respeitar o Código de Trânsito Brasileiro é fundamental

às 13h02
Compartilhe:

No último mês, um grave sinistro de trânsito, no bairro de  Boa Viagem, Zona Sul do Recife, chocou a população e vitimou Gabriel Farias de Oliveira, 24, conhecido como Mc Biel Xcamoso. Dirigindo sozinho e em alta velocidade, o cantor, que não possuía carteira de habilitação, havia consumido bebidas alcoólicas e estava sem o cinto de segurança, acabou perdendo o controle do veículo, que se chocou contra a portaria de um prédio. Casos como este, poderiam ser evitados se as normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) fossem seguidas.

As leis de trânsito dispostas no CTB têm o objetivo de proteger a vida e a integridade física de todos os usuários das vias, além de cuidar do meio ambiente, afinal, os veículos que transitam inadequadamente têm potencial de gerar poluição sonora e do ar, afirma Rodrigo Aguiar, doutorando em transportes e professor da Unit-PE.

O Maio Amarelo tem como objetivo a prevenção e conscientização sobre os sinistros de trânsito. A campanha, que completa 10 anos em 2023, traz “No trânsito, escolha a vida” como tema. “É importante seguir as normas, afinal, elas contribuem para a convivência harmoniosa e segura no trânsito, garantindo a viagem do usuário, sem colocar a própria vida ou dos outros em risco”, explica Rodrigo, que também é representante do Observatório Nacional de Segurança Viária.

As infrações de trânsito, além de acarretarem em multas, pontos na carteira, suspensão do direito de dirigir, danos materiais e ações criminais, ainda comprometem a segurança dos motoristas e pedestres, podendo causar lesões graves e, até mesmo, a morte. 

Compartilhe: