Os livros são a porta de entrada para um mundo de criatividade, bem-estar e conhecimento. Eles também podem trazer desenvolvimento pessoal, transformações e melhorias a partir de inspiração, autoajuda e histórias diversas. Confira dicas de leitura para iniciar 2023 bem:
“Um café com Sêneca”: um guia estoico para a arte de viver é uma ótima dica de livro para iniciar o ano com inspiração e ensinamentos. Ele aborda o estoicismo, escola filosófica que fala alternativas para lidar com as adversidades e imprevistos. O autor David Fideler explica e discute o pensamento do filósofo Sêneca.
“A coragem de ser imperfeito”, da autora Brené Brown: llivro que promove reflexões sobre si mesmo. Ele traz dicas para ter mais confiança, lidar com erros e imperfeições e viver com mais ousadia, segurança, criatividade e abertura para novas experiências.
Já para quem quer começar o ano com metas financeiras e tem planos de empreendedorismo e/ou crescimento na carreira, o livro “Desistir não é uma opção” é uma boa dica. A autora Camila Farani, que é empresária e investidora, fala sobre gestão de negócios, controle de dinheiro e administração do tempo.
E quem prefere livros de ficção ao invés de autoajuda, “Extraordinário”, da autora R.J. Palacio, é um exemplo. Ele conta a história de Auggie, um menino de 10 anos que tem Síndrome de Treacher Collins, um distúrbio genético que causa deformação facial. Mesmo com o preconceito e outras dificuldades, Auggie mostra a habilidade de resiliência e superação. A obra é ótima para inspirar e ensinar sobre gentileza, persistência, amizade, família e amor.
Também de ficção, “A troca”, da autora Beth O’Leary é um romance leve, que conta a história de Leena e sua avó, Eileen. Elas decidem “trocar” de vida por dois meses, uma ficando na casa da outra, com agenda, celular e compromissos. O livro é uma lição sobre família, amor, amizade e lidar com imprevistos, falhas e mudanças.