ESTUDE NA UNIT
MENU

Livros e filmes moldam o caráter?

Objetos de entretenimento e cultura conseguem agir na personalidade? Confira

às 13h16
Asian senior couple using tablet at home. Asian Senior Chinese grandparents, husband watch movie and wife read book after wake up, lying on bed in bedroom at home in the morning concept.
Asian senior couple using tablet at home. Asian Senior Chinese grandparents, husband watch movie and wife read book after wake up, lying on bed in bedroom at home in the morning concept.
Compartilhe:

Os livros e filmes são formas de cultura e de entretenimento que fazem parte da sociedade há muitos anos – os primeiros surgiram ainda quando nem existia papel, com histórias contadas nas pinturas rupestres e documentos em barros. Mas foi no século XV, a partir da invenção da prensa, por Johann Gutenberg, que eles se destacaram e foram conhecidos da maneira que é hoje. Já os segundos, foram reproduzidos pela primeira vez em 1895, pelos irmãos Lumiére, em Paris – desde então, o cinema foi aprimorado e passou por diversas fases, gêneros, equipamentos e atores. 

Personalidade nos filmes

Mas os livros e filmes moldam o caráter? É uma pergunta bastante complexa, mas o fato é que os materiais conseguem marcar vidas, ensinar lições e influenciar. Por exemplo, uma obra cinematográfica sobre uma história real de superação, pode fazer com que o telespectador se inspire e continue a vencer as adversidades da vida. 

Essa é chamada “a magia do cinema”: com suas diversas histórias, personagens e lições, quem assiste consegue captar a essência e aplicar muita coisa: seja lutando a cada dia, ou conhecendo culturas e aprendendo com personagens.

Personalidade nos livros

E nos livros, a realidade não é diferente: através da leitura, é possível conhecer diversas histórias e saber mais sobre personagens, suas vivências e diferentes aprendizados. A literatura expande o conhecimento, traz identificação, amplia a visão de mundo e a realidade e consegue capturar diversas essências. 

Compartilhe: