ESTUDE NA UNIT
MENU

Liga de Saúde Bucal Coletiva da Unit-PE realiza prática de extensão com oferta de serviços à comunidade

A liga surgiu em 2023 e é pautada em três pilares: o ensino, a pesquisa e a extensão

às 12h47
Compartilhe:

Com um dos objetivos de aproximar a universidade da comunidade, a Liga Acadêmica de Saúde Bucal Coletiva (LASBC), composta por alunos do curso de Odontologia do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), realizou no dia 12 de março a sua primeira prática de extensão do ano de 2024. A iniciativa aconteceu no Centro de Saúde Vereador Romildo José Ferreira Gomes, que fica próximo à instituição, na Imbiribeira, ao lado do Geraldão.

No momento, os alunos desenvolveram algumas atividades de educação e saúde bucal, com o objetivo de disseminar informações importantes ao público que estava presente sobre como manter a saúde da cavidade bucal em dia. Para isso, realizaram uma palestra, demonstrando a melhor forma de escovar os dentes e a língua, de usar o fio dental e o enxaguante bucal, além de explicar qual é o tipo de escova mais eficiente, como a cárie é formada, quais as principais doenças que se formam na boca e dicas de alimentação.

“Também entregamos kits de higiene bucal e aplicamos flúor. Foi importante para eles porque essa população é mais vulnerável e têm dificuldade de acesso a dentistas”, explica a aluna Carla Barros.

O aluno Arthur Isaac explica que a iniciativa é uma via de mão dupla e todos saem ganhando. “A partir do momento que contribuímos para a comunidade, educando em saúde bucal e boas práticas de higiene, eles acabam contribuindo para nossa formação, afinal, o momento da faculdade é de tirar as dúvidas e construir conhecimento para contribuir para a sociedade de forma efetiva”.

Arthur também é presidente da Liga Acadêmica de Saúde Bucal Coletiva (LASBC), que surgiu em 2023 pautada em três pilares: o ensino, a pesquisa e a extensão, e atualmente, é formada por 14 estudantes da Unit-PE. Graças à Liga, Arthur escolheu a área que deseja seguir dentro da Odontologia. “Sou apaixonado pela Saúde Coletiva e gosto de atuar no âmbito da saúde pública porque conseguimos dar atenção àquelas pessoas que, muitas vezes, não têm condição financeira de comprar uma escova de dente. Então, por meio de parceria e por incentivo da própria Unit-PE, conseguimos dar esse suporte à comunidade”, finalizou.

A esteticista Glayde Milanêz estava esperando consulta no local e aproveitou a oportunidade. “Foi ótimo porque, dessa forma, temos acesso a esse serviço. E o atendimento foi excelente, foi como se estivesse no dentista mesmo”, comemorou.

Saúde Bucal

No dia 20 de março é comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal e há 20 anos foi criada a Política Nacional de Saúde Bucal. Nessas duas décadas, houve avanços como a criação de serviços de saúde bucal em todos os níveis de atenção, expansão de equipe para aumentar o acesso, fortalecimento de ações de vigilância e investimento em levantamentos nacionais e pesquisas científicas em parceria com institutos e universidades. 

Compartilhe: