ESTUDE NA UNIT
MENU

Liga de Psicologia da Unit-PE tem diversas atividades

A LAPSI tem o intuito de agregar na formação dos alunos

às 14h22
Compartilhe:

A extensão é um pilar do ensino superior no Brasil, e é importante para o currículo e para agregar conhecimentos práticos à formação dos estudantes. Uma das principais atividades extensionistas são as ligas acadêmicas, como a Liga Acadêmica de Psicologia (LAPSI) do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão. Maria Eduarda Fortaleza, aluna do 7º período, é diretora e fundadora da LAPSI e diz que o objetivo do órgão é expandir os horizontes do curso. “Ir além da sala de aula e vivenciar a Psicologia da melhor maneira possível”, afirma.

A estudante conta que a ideia da LAPSI surgiu com o intuito de unir os alunos da graduação e promover uma maior imersão na área. “Gostamos de falar sobre a Psicologia fora dos livros e de sair um pouco da limitação do ambiente acadêmico e praticar a Psicologia inclusiva. Na LAPSI temos várias propostas, como clube do livro, clube de cinema, posts informativos e ações que realizamos mensalmente”, explica Maria Eduarda.

Atividades da LAPSI

Segundo Maria Eduarda, as atividades da Liga são bastante diversas e visam a um aprofundamento na formação dos alunos. “Através de um plano pensando nas necessidades atuais dos estudantes, propomos atividades, clubes, ações voltadas ao aprendizado, agregando mais à graduação e enriquecendo a vivência humana e acadêmica dos universitários”, detalha a fundadora da LAPSI.

Ela também destaca a realização de ações pela LAPSI, algumas delas sobre “Os impactos ao receber o diagnóstico tardio e os desafios enfrentados por pais neurodivergentes” e “Os desafios do ambiente acadêmico e a saúde mental da mulher”. “Tivemos alguns projetos e produções de artigos científicos por parte de nossos diretores de extensão e pesquisa. O mais recente foi o ‘Portas Abertas’, pensado e conduzido pela nossa diretora de extensão, Isla Medeiros, com o meu voluntariado, o do nosso diretor de pesquisa, Danillo Magnum, e de nossa colega de classe Maria Fabíola”, acrescenta.

Futuro

Atualmente, a LAPSI também está dando apoio ao Mês do Psicólogo, evento da Unit-PE cuja programação está acontecendo durante o mês de agosto. Para o futuro, Maria Eduarda afirma que os planos envolvem a abertura de vagas para novos membros. “Estivemos adiando, pois estávamos no processo de inscrição para nos tornarmos uma liga da Unit-PE, e agora com o nosso novo estatuto estamos nos planejando para a abertura de inscrições”, diz.

Importância

Maria Eduarda também ressalta a importância de fazer parte de uma liga acadêmica. “Para aqueles que gostariam de fazer residência, ou focar em uma carreira acadêmica, uma liga conta bastante no currículo Lattes. Mas, além disso, uma liga é uma ótima oportunidade de se criar networking e ter mais experiência e tato com os assuntos do curso. É um aprendizado constante, que sempre estamos buscando para entregar o melhor”, pontua. 

Compartilhe: