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Líder X Chefe e o compromisso de valorizar o capital humano

O crescimento sustentável só é possível com uma liderança que valoriza o colaborador

às 17h23
Imagem: reprodução da internet
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Você já parou para pensar que nem todo profissional chega a uma empresa pronto, menos ainda com a cultura de uma nova empresa na veia? Pois é, e cabe ao líder, a mais ninguém, desenvolvê-lo e prepará-lo para exercer as atribuições de seu cargo, mas para isso o gestor precisa estar preparado para desenvolver competências e incentivar a melhoria contínua dos membros da equipe.

O gestor de uma equipe entende-se como o funcionário-chave de uma corporação. Ela atua com o intuito de conduzir o direcionamento da hierarquia superior para os núcleos operacionais de menor hierarquia ou de nível operacional. Seu principal papel é conduzir os colaboradores para que juntos alcancem as metas e os resultados que fortaleçam a empresa.

Para desenvolver seus colaboradores

Especialistas de recursos humanos afirmam que a melhor forma de desenvolver uma equipe é exercitando uma escuta ativa e conhecendo as particularidades de cada um, tendo sempre em mente que o nível de aprendizagem não é uniforme, e que sim, alguns precisarão de ser ensinados mais de uma vez a mesma atividade, a paciência é a chave.

Empatia e comunicação por parte da liderança também são fundamentais para engajar a equipe de modo eficiente, fazendo sempre mais e melhor, não apenas delegando tarefas, mas também colaborando com o processo produtivo, até por que os bons e maus resultados são de todos, principalmente de quem traçou a estratégia e coordenou a execução.

Segundo especialistas em departamento pessoal e recursos humanos, “chefe” é um termo obsoleto e que foi desgastado com o tempo por que passa a imagem de um profissional regulador e autoritário, que está ali somente pelo propósito de empurrar a equipe para ir em busca de resultados à base de pressão.

Já “líder” é hoje o termo mais usual e ideal, não só pelo que a palavra sugere no bom português, mas também pelo clima organizacional o qual é responsável.. Neste contexto, gestor da equipe exerce uma hierarquia horizontal, com espaço para diálogos e sempre aberto para receber orientações até mesmo de hierarquias menores.

Dentre a subjetividade que permeia todo o ambiente corporativo a certeza de que crescimentos sustentáveis exigem boas lideranças.

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