ESTUDE NA UNIT
MENU

Leitura na infância é importante: entenda

A ação enriquece a mente, a cultura e o repertório das crianças

às 15h49
Leitura na infância é importante
Leitura na infância é importante
Compartilhe:

É inquestionável a importância da leitura para a mente: ela aumenta a concentração, melhora a escrita e o vocabulário, ajuda na memória e traz outros inúmeros benefícios. E o estímulo ainda na infância pode ser muito mais benéfico, promovendo áreas como cultura, repertório e formação. 

Comunicação e letramento

Ler na infância auxilia ainda mais na comunicação e no letramento: mesmo que a criança não saiba fazer uma leitura, a apresentação aos livros pode começar sendo feita. A partir daí, ela vai tendo contato com letras, números, símbolos e imagens. Então, quando a ação realmente for iniciada, o pequeno já vai aprendendo a lidar com mensagens do cotidiano, conseguindo ser mais independente. 

Caráter

Na infância, a personalidade da criança está em formação, então, o seu desenvolvimento, com a leitura, pode ser potencializado. Tendo o contato com histórias, a imaginação e a criatividade podem ser ainda mais estimuladas, o que ensina o leitor mirim a se posicionar, criar e se desenvolver melhor. 

Participação

Para estimular a criança ao mundo da leitura, é imprescindível o papel dos pais, comprando livros, mostrando o objeto e desenvolvendo a leitura. Assim como a escola, no processo de alfabetização, ensinando a ler, escrever e reconhecer letras e símbolos. Criar uma rotina de leitura ajuda a manter o hábito no futuro.

Compartilhe: