ESTUDE NA UNIT
MENU

Kattianny Torres – Uma atriz na Enfermagem

Além de atriz e futura profissional de enfermagem, a multifacetada Kattianny também dá aulas de teatro, é contadora de histórias e confecciona mamulengos

às 13h09
Desde os 13 anos integrando uma turma de artes cênicas na escola a estudante já tinha a certeza de possuir a veia artística, mesmo sendo contra a vontade de sua mãe, que preferia que ela se dedicasse a um curso técnico em Enfermagem.
Kattianny utiliza a arte no cuidar dos pacientes
Kattianny utiliza a arte no cuidar dos pacientes
Kattianny com o macaquinho Simão, seu inseparável companheiro de aventuras
Compartilhe:

O que uma atriz estaria fazendo em um curso da área de Saúde? Atuando, aprendendo, ensinando? Quem responde as estas perguntas é Kattianny Torres, formanda do 10º período da graduação em Enfermagem, da Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT.

Desde os 13 anos integrando uma turma de artes cênicas na escola (Grupo Teatral Ariano Suassuna), no qual faz parte até hoje, a “enfermeiranda” já tinha a certeza de possuir a veia artística, mesmo sendo contra a vontade de sua mãe, que preferia que ela se dedicasse a um curso técnico em Enfermagem.

“Não conseguia me ver trabalhando se não fosse como atriz ou professora. Conciliei o teatro com aulas para jovens em um projeto do Governo Federal. Nesse período, resolvi fazer o ENEM para tentar uma vaga em Serviço Social, porém no momento da inscrição tive que encaixar minha nota em três opções, sendo a última delas, em Enfermagem. No dia do resultado, a surpresa: o curso que eu tanto havia corrido, estava ali no meu colo, por isso digo que a Enfermagem me escolheu”, conta a aluna.

E unindo a importância no cuidado com pacientes, Kattianny explica que a facilidade de comunicação que a arte traz é de grande valia em sua rotina. Segundo ela, assim como num ensaio de uma peça, são buscadas alternativas para desenvolver papéis, e no cuidar não é diferente.

“Devemos buscar formas, meios de comunicação. Não que eu vá chegar num quarto de hospital atuando, estou ali de verdade, mas posso minimizar o sofrimento das pessoas com minha sensibilidade artística. É muito mais fácil perceber a forma de falar e agir com determinadas pessoas quando se tem a sensibilidade aguçada”, salienta.

Além de atriz e futura profissional de enfermagem, a multifacetada Kattianny também dá aulas de teatro, é contadora de histórias e confecciona mamulengos.  Ela conta que seu primeiro contato com a arte foi na época da escola em aulas de Literatura.

“Tudo começou na escola, através da profa. Albanita Almeida, que pedia que os trabalhos escolares fossem apresentados em formato de peças de teatro. Assim, resolvemos formar um grupo e permanecemos juntos até hoje”, relembra.

E mesmo após formada, Kattianny Torres afirma categoricamente que vai continuar desenvolvendo seu lado artístico, pois para ela, ser atriz deixou de ser uma simples diversão e passou a fazer parte da sua profissão.

“O teatro está impregnado em mim, para onde eu for ele irá comigo. E tenho mais certeza ainda, ao estagiar no Hospital de Câncer de Pernambuco – HCP e confirmar o motivo da Enfermagem ter me escolhido, ao conseguir aplicar meus conhecimentos acadêmicos e a sensibilidade artística para amenizar um pouco o sofrimento de pessoas que na maioria das vezes só precisam de uma palavra de conforto”, finaliza a enfermeiranda que pretende especializar-se na área oncológica.

ENFERMAGEM1

Compartilhe: