ESTUDE NA UNIT
MENU

Juros: o que é a taxa Selic

Importante para a economia, ela é destaque quando o assunto é inflação

às 13h45
O que é a taxa Selic
O que é a taxa Selic
Compartilhe:

A taxa Selic é um dos principais temas debatidos quando o assunto é economia, finanças e investimento. Ela transforma todo o mercado e muda o tempo todo, afetando a área de serviços e produtos no país – por isso a sua importância e necessidade de entendê-la.

A Selic representa todos os juros básicos da economia brasileira. Isto é, quando acontecem mudanças na taxa, todos os juros irão ser afetados, seja os de uma grande empresa ou de investimento pessoal. 

O termo é originado do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, administrado pelo Banco Central, em que são negociados títulos públicos federais – e a taxa da Selic vem da média de todas as operações, como empréstimos com vencimento em um dia – feitas diariamente neste sistema. 

Tipos – Existe a Selic efetiva, que são as taxas médias apuradas todos os dias no Sistema Especial, correspondendo ao percentual de juros praticado no mercado. Também existe a Selic Meta,  em que o valor é definido como referência pelo Banco Central. 

Importância – A taxa Selic é importante para controlar a inflação, além de ser um parâmetro para a compra – quando ela está alta o governo está informando que não é um bom momento para compras, e no período de sua baixa, a meta é movimentar a economia.

“Quanto maior a taxa de juros, mais caro fica o dinheiro. Então para fazer um investimento, pegar um empréstimo, essa é a taxa mínima. Como o dinheiro fica mais caro, as pessoas pegam menos empréstimos e retardam o consumo. Isso segura a inflação, esse é o grande objetivo da Selic”, explicou Paulo Alencar, economista e professor da Unit-PE.

Alta – Paulo Alencar ainda observa que a Selic está crescendo e mudando. “Ela vem crescendo um ponto a cada quarenta e cinco dias, a perspectiva é atingir 13.75, porque esse é o mecanismo que o Banco Central utiliza para segurar a inflação”, explicou o economista.

E esse aumento, segundo o professor, explica que aconteceu por conta de mudanças nas compras da população. “Agora que está todo mundo consumindo, criando expectativas e fazendo investimentos, é preciso segurar um pouco, essa é a grande ideia da taxa Selic”, pontuou Paulo. 

Compartilhe: