ESTUDE NA UNIT
MENU

Jornada Pedagógica traz discussão sobre metodologia baseada em projetos  

Evento segue até o dia 28 de julho

às 19h52
Compartilhe:

No último dia 18 de julho, aconteceu na Unit-PE, a palestra “Desenvolvendo líderes do futuro”, ministrada pela professora Suze Oliveira, que atua no Centro Universitário do Pará. Na ocasião, a especialista explicou como uma aprendizagem baseada em projetos é uma estratégia importante para o crescimento profissional do aluno. O evento fez parte da Jornada Pedagógica 2023.2, que está acontecendo na Unit-PE e Fits Goiana até o dia 28 de julho.

Suze começou explicando como sua trajetória profissional foi baseada em projetos e como isso foi importante na construção de sua carreira. Atualmente, com a chegada da Geração Z na faculdade, especialistas defendem a importância de experiências significativas e a interação com pessoas e universos diferentes. Sempre pensando para fora da sala de aula.

“A metodologia baseada em projetos utiliza abordagens construtivistas, nas quais o aluno interage com o meio e, a partir dessa interação, ele consegue intervir e modificar a sua realidade”, explica Suze. Assim, ao trabalhar com problemas reais, o estudante pode aprender de forma ativa e colaborativa, sempre com direcionamento claro e consistente, por parte dos professores.

O objetivo é que os estudantes consigam construir soluções e produtos sempre de maneira coletiva. “Existem diversas formas para implantar essa metodologia. Pode-se desenvolver um projeto por semestre ou vários ao mesmo tempo, envolvendo áreas diferentes. Isso vai depender do professor. Na maioria das vezes, são práticas feitas em grupo”, acrescenta. Além disso, o aluno pode se auto avaliar e avaliar os colegas, possibilitando um aprendizado constante.  

A Jornada 2023.2 está sendo realizada em encontros presenciais, divididos entre Unit Pernambuco e Fits Goiana, com atividades virtuais síncronas. Professores, coordenadores e gestores irão aprender estratégias para a vida profissional e compreenderão sobre neurociência, tecnologias educacionais e aprendizagem interativa.

Compartilhe: