ESTUDE NA UNIT
MENU

Janeiro verde: mês de prevenção ao câncer de útero

O quarto tipo de câncer mais letal entre mulheres têm métodos de prevenção práticos e de fácil acesso

às 20h41
Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução
Compartilhe:

O mês de janeiro acende o alerta verde para o cuidado contra o câncer de útero – órgão do sistema reprodutor feminino localizado na região pélvica – que desenvolve cerca de 6 mil casos dos registros de câncer no Brasil ao ano, o quarto tipo de câncer mais letal entre mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Os especialistas afirmam que o câncer de colo do útero é causado pela persistência de Papilomavírus Humano – HPV (chamados de tipos oncogênicos, vírus que têm relação comprovada com o desenvolvimento de câncer). Afirmam ainda que a infecção genital por esse vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença.

A contaminação do HPV ocorre através da relação sexual sem proteção, e principalmente em relações que ocorrem contato direto de mucosas infectadas. Os especialistas afirmam que os fatores de risco são aumentados quando a vida sexual inicia precocemente e o tabagismo faz parte da vida do indivíduo.

Os principais indícios do câncer de colo do útero são: corrimento vaginal amarelado com odor, desregulação do ciclo menstrual ou sangramento fora do habitual, disfunção urinária, dor na região pélvica entre média e forte intensidade, dor na região lombar e anemia.

A prevenção pode ser feita inicialmente com o uso de camisinha que reduz o risco de transmissão do papilomavírus humano, além da vacina que protege contra os tipo 6, 11, 16 e 18 do HPV, e é ofertada pelo Sistema Único de Saúde para meninas de 9 a 14 anos, meninos de 11 a 14 anos, além de mulheres imunossuprimidas de 9 a 45 anos e homens imunossuprimidos de 9 a 26 anos. A realização do exame Papanicolau também é um método de prevenção contra o câncer do colo de útero, a recomendação é de que mulheres a partir dos 25 anos façam periodicamente.

Compartilhe: