Janeiro Branco é a campanha do mês para conscientizar sobre os cuidados com a saúde mental. Muitas vezes ela é deixada de lado, mas é tão importante quanto a física, afinal, através da mente é que a vida e o bem-estar também acontecem. Na edição de 2023, o tema é “A vida pede equilíbrio” e é um lembrete que dá para conciliar tarefas com lazer, rotina com felicidade, medo e coragem e trabalho e descanso.
O número de pessoas com qualquer tipo de problema mental é alarmante no país. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o segundo com maior número de depressivos (5,8% da população), ficando atrás dos Estados Unidos, que tem 5,9%. Já em relação à ansiedade, o Brasil fica em primeiro lugar do ranking, com 9,3%.
Depressão, ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), fobias e bipolaridade são exemplos de transtornos mentais muito comuns e que têm tratamento e a possibilidade de viver com bem-estar. Para isso, é preciso sempre lembrar da importância de cuidar da mente e tomar uma série de cuidados especiais.
Ter uma alimentação saudável e equilibrada, rica em frutas, vegetais e legumes; praticar atividades físicas, dormir bem, participar de momentos de lazer, conversar sobre a rotina e sentimentos com profissionais especialistas, como um psicólogo ou psiquiatra e sempre se manter hidratado com no mínimo 2 litros de água são atitudes que fazem toda a diferença e mantém a mente saudável.