ESTUDE NA UNIT
MENU

Janeiro branco: a saúde mental no ambiente de trabalho


às 11h55
Campanha Janeiro Branco
Campanha Janeiro Branco
Compartilhe:

O início do ano é o período em que as pessoas estão mais propensas a refletirem sobre suas vidas, e por isso marca o janeiro branco. A campanha tem o objetivo de chamar atenção para as questões relacionadas à saúde mental, emocional e todas as vivências nas instituições familiares, religiosas, escolares e de trabalho, que as pessoas normalmente estão imersas no convívio social.

Alertar a sociedade, autoridades e organizações públicas, privadas e a imprensa para as questões da saúde mental é de extrema necessidade, compreendendo os registros de transtornos como depressão que afetam a população, como registra-se o crescimento nos últimos anos.

Especialistas afirmam que, principalmente no ambiente de trabalho, a saúde mental precisa ser preservada e políticas internas precisam ser criadas para promover a qualidade de vida dentro das organizações.

A Organização Mundial da Saúde apontou em dados de 2020 que o adoecimento mental é frequente, e que afeta cerca de 30% dos profissionais, sendo a terceira principal causa de solicitações de auxílio doença no país. Além do aumento da síndrome de burnout, reconhecida em 2019 pela OMS como doença ocupacional.

As concessões de benefícios previdenciários por problemas relacionados à saúde mental em 2020 foram de 285,2 mil, conforme aponta a Secretaria da Previdência.

Dentre as consequências de um ambiente de trabalho insalubre em termos psicológicos estão a perda de produtividade e absenteísmo, que afastam os trabalhadores em média 196 dias quando comprovada a incapacidade de exercer funções trabalhistas.

A campanha “Janeiro Branco! O mundo pede saúde mental!” possui o blog ‘janeiro Branco’, dedicado a criação de uma cultura humanitária emergente sobre a saúde mental. De forma virtual, a organização disponibiliza todo material gráfico e de apoio para propagação gratuita não comercial, que pode ser utilizada por empresas públicas e privadas com a finalidade de dar atenção à causa.

Compartilhe: