O glúten é um complexo proteico utilizado em cereais, como o trigo, aveia e centeio e em grande parte dos alimentos que são consumidos desde a infância – pão, bolachas, massas, cuscuz e outra variedade. Existem pessoas que têm intolerância ao glúten, uma condição que requer tratamento e cuidados.
A doença celíaca é causada por uma predisposição genética relacionada à glutenina, proteína que faz parte da composição do glúten. O organismo da pessoa com a condição não consegue digerir o complexo proteico, o que causa danos ao metabolismo, comprometendo o intestino. Entre os principais sintomas da intolerância ao glúten estão os distúrbios gastrointestinais – dores abdominais, gases, diarreia e prisão de ventre; desidratação, fadiga, dor de cabeça, problemas na pele, dor muscular e distúrbios de comportamento.
Para diagnosticar a doença celíaca, é preciso realizar exames, como o de fezes, urina, hemograma e biópsia. Já o tratamento consiste em eliminar completamente o glúten da dieta, substituindo por outros ingredientes e alimentos. É preciso tratar sempre com o acompanhamento de médicos e profissionais como o nutricionista.