Lidar com as emoções e controlá-las nem sempre é uma tarefa fácil. Nesse sentido, pode-se falar de um conceito da psicologia chamado inteligência emocional, que se trata justamente da capacidade de controle emocional, além da possibilidade de identificar determinadas emoções e com elas, sejam suas ou de pessoas ao seu redor.
Tristeza, raiva e angústia são sentimentos que fazem parte das vivências do ser humano, bem como a felicidade ou emoção. Entretanto, a inteligência emocional é fundamental dentro do ambiente de trabalho, afinal, você precisa se portar como um profissional e não misturar frustrações pessoais com suas atividades, ou mesmo, ter problemas neste ambiente e descontar suas emoções em outras pessoas. Para que isto aconteça, é importante ter equilíbrio entre a razão e a emoção.
Para que esta habilidade seja desenvolvida e aplicada diariamente no ambiente profissional, é importante adotar algumas atitudes e comportamentos. Exercitar sua autoconfiança e autoconhecimento são ótimas maneiras de começar a entender suas emoções e como é possível controlá-las, além disso, se torna fundamental não ter atitudes impulsivas ou negativas neste ambiente.
Além disso, é interessante trabalhar seus ouvidos, ou seja, aprender a ouvir outros profissionais e saber conversar com sua equipe quando problemas surgirem. Aliado a isso, ter empatia e tratar outros profissionais com respeito é muito importante, afinal, não há como saber o que a outra pessoa está sentindo naquele momento.