No mercado de trabalho, não basta apenas ser convincente e eloquente na fala, as empresas também observam a habilidade de escrita e afinidade com o Português. Ou seja, escrever bem, aliando o bom discurso e a boa escrita, podem garantir um bom diferencial para o profissional.
O avanço tecnológico dos meios de comunicação aumentou a capacidade do fator escrita, fazendo com que se tornasse uma das principais formas de troca de informações, principalmente em ambientes corporativos. Por isso, ela é importante porque organiza as ideias, evita ambiguidades, transmitindo também confiança e seriedade.
Como praticar
– Leia mais – Antes da escrita, é preciso estimular o hábito da leitura, pois assim, é possível ficar mais fluente com formas de escrita e, inconscientemente, passasse a escrever melhor.
– Não seja prolixo – Procure não usar palavras demais para falar sobre coisas simples e não tenha medo de descartar informações inúteis em seus textos;
– Consulte o dicionário – Ele é imprescindível até mesmo para aqueles que já dominam o Português, afinal, sempre é possível se deparar com alguma palavra desconhecida ou com dúvidas sobre a grafia de um termo.