Em uma era marcada pela necessidade de pertencimento e identificação por parte dos profissionais, valorizar a cultura dentro da organização é essencial para a saúde de uma empresa. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria PWC, em 2021, com 3.200 participantes, 66% dos executivos e gestores acreditam que atualmente a cultura organizacional é tão importante quanto as estratégias e o modelo operacional da empresa.
Os dados também identificaram que os entrevistados, cuja organização possui uma cultura distinta e presente na agenda da liderança, dizem ter visto uma ampliação na receita (48%) e nos índices de satisfação dos funcionários (80%) e clientes (89%). Desse modo, empresas que reconhecem e cultivam uma cultura sólida não apenas prosperam internamente, mas também constroem relações duradouras com clientes, colaboradores e parceiros.
A cultura organizacional é mais do que um conjunto de valores declarados, é a essência que molda a identidade, comportamentos e decisões dentro de uma organização. Ela possui seus mais variados tipos, como o de Poder, de Pessoas, de Papéis, de Tarefas e entre outros.
Uma boa cultura organizacional se destaca como uma das forças impulsionadoras para o crescimento e sucesso empresarial, tendo como premissa o alinhamento de valores, a motivação e engajamento, inovação e adaptação e na atração de talentos.