Na hora da viagem de férias, começam os preparativos e organização para o tão esperado momento. Uma das coisas que não pode faltar é pensar na hospedagem. Atualmente, existem várias opções – Airbnb, hostel, pousada ou hotel. Mas como escolher entre elas?
Primeiro, é preciso pensar qual é o tipo de viagem, quantos são os viajantes e quais os objetivos. Cada local de hospedagem tem seu tipo de público, assim como a quantidade de pessoas que são aceitas.
O Airbnb é uma plataforma que está fazendo bastante sucesso atualmente. Nela, estão disponíveis casas e apartamentos de locadores, que colocam no site todas as informações do local: número de quartos, cômodos e número de hóspedes. O interessado deve fazer a reserva e pagar online – essa opção é ideal para quem viaja com a família e quer ter privacidade e um bom custo-benefício. Já os pontos negativos envolvem falta de café da manhã ou serviço de quarto.
O hostel é para quem está fazendo uma viagem sozinho ou com amigos. É um local de hospedagem feito para jovens viajantes que estão passando rápido por uma cidade, como mochileiros. Por um preço acessível, quem viaja fica em quartos e banheiros compartilhados com outras pessoas – mas também existe a opção de cômodos particulares. Existem hosteis que oferecem serviços de café da manhã e de quarto. Seus pontos positivos são o baixo custo e a oportunidade de conhecer novas pessoas, enquanto que o ponto negativo é a falta de privacidade.
Já uma pousada é um local voltado para viagens mais tranquilas, em locais de praia ou no interior. Seu público inclui muitas famílias e casais e tem o número de hóspedes mais reduzido do que um hotel, tornando este tipo de hospedagem mais reservado. A maioria das pousadas atualmente oferecem café da manhã e serviço de quarto, assim como de lazer e entretenimento. Seus pontos positivos são o custo-benefício e o atendimento personalizado, e o principal negativo é a falta de estrutura em algumas, que podem não oferecer estacionamento e acessibilidade.
E o hotel é o local de hospedagem mais querido da maioria dos viajantes, pois oferece serviços completos, possui diversas refeições e funcionários, acessibilidade e muitas opções de quartos e acomodações. É ideal para quem viaja com a família. Seus pontos positivos são o atendimento oferecido e a qualidade das acomodações, e os negativos são a falta de privacidade e o alto custo. Escolha qual será a sua hospedagem e boas férias!