ESTUDE NA UNIT
MENU

Hipotensão arterial precisa de cuidados e atenção

Pressão baixa requer tratamento

às 18h04
Compartilhe:

A hipotensão arterial é uma condição muito comum entre as pessoas. É quando a pressão arterial fica sempre estabelecida com o valor inferior ou igual a 9×6, ou seja 90 mmHg x 60 mmHg. Pode apresentar sintomas ou não, recomenda-se a ida ao médico e a realização de exames regularmente.

Sintomas e causas – Quando a pressão baixa apresenta sintomas como tontura, dor de cabeça, palidez, náuseas, fraqueza e sensação de desmaio. Ela também pode ser decorrente de alguma ação, como levantar rápido da cama ou sofá, por exemplo, ou é sinal de doenças cardiológicas, desidratação ou infecção. O diagnóstico preciso só pode ser feito após a consulta com um clínico geral, ou mais precisamente, um cardiologista. Nela, o médico realizará a entrevista para saber histórico familiar, analisar sintomas, verificar a pressão arterial, e passar exames cardiológicos – como o eletrocardiograma – e de sangue, o hemograma. Quando o paciente apresenta sintomas, é mais fácil diagnosticar a condição, porém, quem é assintomático precisa manter os check-ups em dia. 

Tratamento – O tratamento da hipotensão é passada por um médico. Entre as indicações: beber 1 a 2 litros de água por dia, ter cuidado ao levantar, fazer refeições pouco volumosas de 3 em 3 horas e praticar sempre exercícios físicos. 

Crises de pressão baixa – Em crise repentina de pressão baixa, o hipotenso pode passar por um grande mal-estar, por isso, é preciso cautela e paciência. Sentar com a cabeça no meio das pernas, deitar com as pernas elevadas, afrouxar as roupas e beber água ajudam a evitar desmaios, fazem com que o sangue flua mais facilmente e melhoram a respiração.

Compartilhe: