ESTUDE NA UNIT
MENU

Halloween: como surgiu e qual sua história?

Comemoração assustadora é realizada anualmente no dia 31 de outubro

às 14h06
Compartilhe:

Fantasma, bruxa, doces, abóbora. O que esses elementos têm em comum? Eles lembram o Halloween ou Dia das Bruxas, comemoração típica que acontece anualmente no dia 31 de outubro. Nos Estados Unidos, a data é levada mais a sério. As casas são decoradas de forma assustadora e as crianças se fantasiam e vão pedir “doces ou travessuras” na rua. Mas, afinal, como ele surgiu e qual sua história e significados? 

O Halloween surgiu há mais de 3 mil anos. Sua comemoração nasceu a partir do povo celta – eles eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses e suas conexões com a natureza e a sociedade. A festa era em forma de festival, o Samhain, que acontecia em 31 de outubro e durava três dias, celebrando o fim do verão e o início de um novo ano celta, que começava em 1 de novembro. 

Mas a origem assustadora do Halloween começou com outra crença desse povo. Eles acreditavam que os mortos se levantavam e se apossavam dos corpos das pessoas vivas, nessa data, e a maneira de se proteger era usar fantasias, elementos e artefatos para se livrar dos maus espíritos. Na Idade Média, o nome Dia das Bruxas se popularizou e, desde então, o costume permanece em várias regiões do mundo.

Ao redor do mundo, existe a compreensão da data e muitos comemoram com festas temáticas – é o exemplo do Brasil, que apesar de não ter a tradição de pedir doces ou de produzir uma decoração especial, ainda existem comemorações à fantasia com músicas de rock ou pop.

Compartilhe: