Se na hora de escrever você fica sem criatividade, organização, argumentos ou até mesmo em dúvida sobre a escrita das palavras, são indicativos de que o costume precisa de melhorias. Confira ações e hábitos que ajudam na hora de redigir artigos, trabalhos, redações e resumos:
Um hábito que ajuda muito a escrever melhor é a leitura. Quando se começa a ler mais, as palavras ficam conhecidas, o que ajuda na hora de identificar a ortografia correta, além de abranger o vocabulário. O costume também estimula a criatividade e organiza as ideias, fatores essenciais para a escrita.
Não abuse muito da tecnologia: se você escreve pelo celular, desabilite o corretor ortográfico. Quando você digita e a função está ativada, automaticamente ele corrige as palavras que foram digitadas errado, às vezes, sem a pessoa se dar conta. Por isso, é melhor identificar os erros com os próprios olhos e a partir de consultas manuais, como o dicionário.
Nunca deixe de procurar saber mais. Tire dúvidas de escrita com professores, escreva e peça feedbacks de profissionais ou mesmo de familiares e amigos. Usar a tecnologia para a informação também é interessante – pesquise dicas de escrita, sinônimos, estruturas e gramática.
E claro, escreva bastante. O conhecimento só é possível quando se pratica bastante. Você pode redigir bilhetes, ideias, post-its, resumo para uma prova, anotações importantes de uma aula e outras situações do cotidiano. Assim, a escrita se torna mais fluida e natural, e quando chegar a hora de escrever materiais mais extensos, como artigos, a dificuldade será vencida.