ESTUDE NA UNIT
MENU

Há diferença entre atividade e exercício físico?

Ambos desempenham papéis essenciais no cuidado com o corpo e na promoção do bem-estar

às 15h57
Compartilhe:

A busca por um estilo de vida saudável é desejo de muitos. Apesar de cerca de 52% dos brasileiros raramente ou nunca praticarem atividades físicas, segundo dados do Serviço Social da Indústria (Sesi), o número de pessoas que buscam a prática de exercícios vem aumentando. Mas o que muitos não sabem é que há diferença entre atividade física e exercício físico. 

A atividade física refere-se a qualquer movimento corporal que resulta em gasto de energia (tarefas diárias como caminhar até o trabalho, subir escadas, jardinagem e até mesmo as brincadeiras com os filhos). Por outro lado, o exercício físico é uma forma planejada e repetitiva de atividade, com o objetivo específico de melhorar ou manter a aptidão física (geralmente feito em academias com a instrução de profissional). 

Apesar de diferentes, ambos desempenham papéis essenciais no cuidado com o corpo e na promoção do bem-estar. As atividades diárias contribuem para a queima de calorias e a manutenção da mobilidade, enquanto os exercícios específicos proporcionam benefícios cardiovasculares, fortalecimento muscular e flexibilidade. 

Além dos benefícios físicos, a prática regular tem impactos positivos no aspecto psicológico, isso porque acontece a liberação de endorfinas, o que ajuda a reduzir o estresse, melhorar o humor e promover uma sensação geral de bem-estar, aumentando a autoestima e contribuindo para uma mente mais clara e focada.

A combinação de atividades diárias e exercícios planejados cria uma abordagem holística para a saúde, proporcionando benefícios tanto físicos quanto mentais. E a diversidade de opções permite que cada pessoa encontre atividades que se adequem ao seu gosto e estilo de vida. 

Compartilhe: