ESTUDE NA UNIT
MENU

Guerra de Robôs

Iniciativa organizada pelo curso de Engenharia Mecatrônica reuniu robôs em uma acirrada disputa; grupo vencedor dos embates levou R$ 1 mil pra casa

às 15h08
Compartilhe:

Guerra de robôs? Como assim?

Pois é. Hoje (25), uma emocionante disputa de robôs agitou a Unidade de Engenharias – Dom Bosco, na Boa Vista. Um ring de lutas montado no campus reuniu personagens robotizados que duelaram em busca do prêmio máximo.

Discentes do curso de Engenharia Mecatrônica organizaram a I Guerra de Robôs do Centro Universitário Tiradentes – UNIT.

Mas, o que é Engenharia Mecatrônica?

A Engenharia Mecatrônica é uma área de atuação multidisciplinar que integra as áreas de mecânica, eletroeletrônica e software, no projeto de sistemas automatizados, robótica, manufatura e controle de processos de uma maneira geral. É considerada por muitos especialistas como a “Profissão do Futuro”.

O Engenheiro Mecatrônico formado pela UNIT, estará habilitado para atuar em:

  • Indústrias
  • Empresas de engenharia e de equipamentos industriais
  • Empresas usuárias de processos mecânicos e eletroeletrônicos, empresas de consultoria na área da indústria
  • Gerenciamento e controle de processos produtivos discretos
  • Células flexíveis de manufatura

Outra área de atuação desse profissional é a pesquisa aplicada, desenvolvida em institutos de pesquisa e em empresas, tanto no país como no exterior.

Competição contou com a participação de instituições parceiras

Além da presença dos nossos alunos de Engenharia Mecatrônica (que trouxeram um robô), estudantes do curso de Automação Industrial, do IFPE, também participaram (com dois robôs). Da mesma forma, a Escola Estadual Escritor José de Alencar garantiu seu lugar na disputa (trazendo um robô).

Por fim, as lutas entre robôs foram divididas em algumas categorias e uma delas incorporou os pesos dos eletrônicos. De tal modo que, na classe de 1,2 kg a IFPE ficou em primeiro, seguido da Escola José de Alencar. Em seguida, na de 5 kg, o IFPE manteve a primeira colocação seguido pela UNIT.

Diante do sucesso atingido, a II Guerra de Robôs já tem data marcada pro dia 17 de novembro, na Unidade Dom Bosco. As inscrições iniciam no mês de agosto, pelo site https://eventos.pe.unit.br/guerra-de-robos/

Compartilhe: