A gravidez psicológica é um distúrbio emocional que pode acontecer com qualquer mulher. Os sintomas de uma gestação são presentes, mas não existe qualquer feto no útero da mulher. Ela também é chamada de pseudociese.
Os sintomas da gravidez psicológica são os mesmos de uma comum: ausência de menstruação, enjoo, vômitos, sonolência, desejos, alterações hormonais, aumento de peso, crescimento da barriga e das mamas e produção de leite.
O diagnóstico é confirmado através de um teste de farmácia, exame de sangue para detectar o beta HCG e ultrassom abdominal ou transvaginal. Na gravidez psicológica, todos os resultados irão sempre dar negativo, assim como a ultrassom irá mostrar a ausência de saco gestacional.
As causas específicas para a gravidez psicológica ainda não são totalmente conhecidas, mas estão relacionadas a alguns fatores como desejo de engravidar, problemas conjugais, medo de uma gestação e transtornos depressivos gerados pela infertilidade ou esterilidade.
O tratamento da condição pode ser feito de diversas maneiras: terapia com o psicólogo, que ajuda a vencer problemas emocionais; tratar a ansiedade em engravidar com remédios e mudanças no estilo de vida, além de consultar um ginecologista para solucionar a infertilidade são opções.