ESTUDE NA UNIT
MENU

Gengivite: o que é e como tratar?

Quando não tratada, pode evoluir para periodontite

às 14h04
Compartilhe:

Os cuidados com a saúde bucal, como um todo, devem ser diários. Escovação, uso do fio dental, visitas periódicas ao dentista, enxaguantes bucais – quando necessário – e outros. Todas essas medidas são capazes não apenas de manter a saúde da boca, mas, também, de evitar doenças, problemas futuros e até a perda dos dentes.

Uma doença que acomete as gengivas – responsáveis pela proteção dos dentes – é a gengivite. Ela é causada pela limpeza bucal incorreta ou insuficiente e acúmulo de placa bacteriana, ou seja, a falta de uso do fio dental diariamente, aliada a escovação inadequada, faz com que restos de comida se acumulem nos espaços entre os dentes, assim, as bactérias se multiplicam e atacam a gengiva. Logo, as gengivas ficam inflamadas, apresentam sangramentos, vermelhidão e, ainda, ocasiona o mau hálito.

A depender do grau da gengivite, o tratamento pode ser feito através de medicamentos para eliminar as bactérias. Além disso, a limpeza realizada no consultório também ajuda a reverter o quadro da gengivite. Mas é importante tomar os cuidados diários, realizando a limpeza corretamente e buscando ajuda médica sempre que necessário. É importante ressaltar que, quando não tratada, a gengivite pode evoluir para a periodontite, uma inflamação capaz de prejudicar o sistema cardiovascular.

Compartilhe: