ESTUDE NA UNIT
MENU

Fórum debate males causados pelo tabagismo

Iniciativa reuniu alunos e professores para conscientizar sobre o Dia Nacional de Combate ao Fumo; vício mata mais de seis milhões de pessoas todos os anos

às 12h57
Compartilhe:

 Um encontro para debater e conscientizar a comunidade acadêmica sobre os danos causados à saúde pelo consumo do tabaco. Este foi o objetivo do I Fórum Interdisciplinar Contra o Tabagismo, promovido pela Coordenação de Pesquisa e Extensão – COPEX.

A iniciativa realizada na noite desta terça (29) ocorreu no auditório do Anexo Saúde II, na Caxangá, e ocorreu em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Mediado pelo coordenador de Pesquisa e Extensão, prof. Pedro Procópio, o fórum teve a participação dos professores Ana Paula Sobral (Odontologia/NUFA), André Barros (Saúde), Carlos Eduardo (Radiologia), Edgard Leonardo (Pós-gradução e Negócios), e Jaílson Oliveira (Saúde).

Contando com a participação dos alunos, cada debatedor expôs durante 20 minutos, o tema dentro de cada área específica.

Dia Nacional – A data foi instituída em 1986 e tem como objetivo conscientizar a população sobre os danos causados à saúde pelo uso do tabaco. Estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que mais de seis milhões de mortes acontecem todos os anos no mundo devido ao tabagismo.

Com mais de 4,7 mil substâncias presentes em sua composição, o cigarro está relacionado a doenças do sistema cardiovascular, como infartos, derrames e acidentes vasculares cerebrais (AVC); além de cânceres de boca, pulmão e de laringe. As doenças respiratórias mais recorrentes e associadas ao tabaco são enfisemas pulmonares, bronquite, infecções respiratórias e até embolia pulmonar.

Compartilhe: