Nas festividades de final de ano, principalmente no réveillon, é comum o uso de fogos de artifício para abrilhantar e trazer magia à noite. De fato, as luzes no céu têm uma beleza inconfundível e emocionam, entretanto, é preciso tomar cuidado durante o manuseio para que não ocorram acidentes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, até setembro de 2022, ocorreram, pelo menos, 263 internações por conta de acidentes com fogos de artifício.
O primeiro passo antes de soltar qualquer tipo de fogos de artifício é ler o manual de instruções e segui-lo corretamente. Também é importante mantê-los fora do alcance de crianças e não permitir que elas manuseiem. Outra indicação é que os fogos que vêm acompanhados por uma base para apoiá-los, não devem ser segurados com as mãos no momento de acender e, também, devem ser soltos ao ar livre, na direção contrária das pessoas e longe de produtos inflamáveis e redes elétricas.
Para garantir ainda mais segurança, é recomendado não transportar os fogos de artifício nos bolsos, não manuseá-los após consumir bebidas alcoólicas, acendê-los longe do rosto, não tentar acender mais de uma vez aqueles que apresentam falha e, por fim, manter sempre um recipiente com água próximo para descartar os fogos já utilizados (ou com falhas) para que não exista risco de novas explosões e acidentes.