MENU

Fique atento(a) aos prazos de renovação dos livros da Biblioteca

Plantão virtual está a disposição de alunos e colaboradores de segunda a sexta-feira

às 20h13
Compartilhe:

Com o retorno das aulas previsto para o dia 02 de fevereiro, o Sistema Integrado de Bibliotecas Tiradentes (SIB) providenciou a renovação dos empréstimos de livros e materiais (automaticamente) para 05/02. A medida já vem sendo realizada diante da pandemia do novo coronavírus e que requer cuidados, entre eles, o do cumprimento de isolamento social.


De acordo com Joana Lima, bibliotecária chefe do Centro Universitário Tiradentes (Unit/PE) e da Faculdade Tiradentes (Fits) , foi elaborado um PLANO DE RETOMADA DA PRESERVAÇÃO À SAÚDE E BEM-ESTAR NO AMBIENTE DAS BIBLIOTECAS DO GRUPO TIRADENTES PARA COVID-19 junto à Diretoria de Operações Acadêmicas, cujo desdobramento atende ao previsto pelo Comitê de Contigenciamento do Grupo Tiradentes.

“Embora em sentido figurado, derrubamos os muros das Bibliotecas de nossa Instituição e levamos a professores e alunos o melhor de nossas práticas – já exitosas – para o ambiente virtual. As capacitações de usuários são nossa marca registrada e, como não poderia deixar de ser, o SIB não parou! Ofertamos, até hoje, o Plantão Virtual das Bibliotecas, onde é possível tirar dúvidas acerca do acesso à Biblioteca Virtual, agendar o atendimento para devolução de materiais, entre outros serviços”, explicou, ressaltando que a medida já vem sendo aplicada na Unit Alagoas e na Universidade Tiradentes, em Sergipe.


As ações de prevenção e preservação da saúde, aliando-se à gestão do risco, vêm garantindo que o atendimento agendado (nas unidades de Pernambuco, apenas a devolução de materiais têm sido ofertada) represente um serviço de qualidade essencial à manutenção saúde dos usuários e colaboradores das bibliotecas.


“Os materiais devolvidos são higienizados e, conforme previsto no Protocolo, passam por um período de quarentena; nossas equipes identificam cada livro, cada chromebook, em observância ao preenchimento do check list padrão elaborado pelo time de bibliotecários do GT, o que facilita o gerenciamento e a reorganização dos acervos”, concluiu Joana Lima.


A profissional da informação ainda comentou sobre os cuidados com a devolução dos livros. “É crucial que o usuário proceda com o agendamento de seu atendimento através dos canais oficiais destinados a este fim – UNIT PE: biblioteca@pe.unit.br – e FITS PE: biblioteca@pe.fits.edu.br, visto que o controle da circulação de pessoas nas unidades é nossa prioridade; em breve estaremos juntos, compartilhando conhecimentos e desenvolvendo as novas competências adquiridas neste momento atípico”.

Compartilhe: