O período festivo de final de ano promete movimentar o mercado de estética e cosmética. É quando acontecem confraternizações, formaturas e outros eventos, que demandam produtos e serviços em salões de beleza, clínicas de estética, lojas de produtos e agenda de empreendedores que atuam na área. Além de cabelos, unhas e maquiagem, entram na lista também outros serviços como massagens, limpeza de pele e drenagem linfática.
A esteticista tecnóloga e especialista em estética clínica avançada e injetáveis, Ana Campos, está otimista. Segundo ela, que está no mercado há 20 anos, normalmente, nesse período, aumenta mais para ela a procura por procedimentos como limpeza de pele, peelings e mesoterapia para gordura localizada, um procedimento injetável que acelera os resultados. Para atrair a clientela no seu Instituto Ana Campos de Estética e Beleza (@anacamposestetica), ela pretende oferecer tratamentos combinados para face e corpo, que tragam resultados imediatos.
Expectativa para primeiro final de ano
Este será o primeiro final de ano atuando na área para Mavielyton Oliveira. Ele se forma esse ano no curso de Estética e Cosmética no Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), mas já trabalha há quase três meses com limpeza de pele, design de sobrancelhas, ventosaterapia, massagens relaxantes e drenagem linfática. Nesse intervalo, ele – que também atua em outras áreas – já consegue gerar renda e está com boas expectativas para o final de ano. Reservou um ambiente em casa para montar um studio (@esteticapormavi) e também atende em domicílio. Para captar clientes, ele utiliza redes sociais e indicações de pessoas.
“Acredito que, para o final do ano, a procura pelos serviços deve aumentar, pois muitas pessoas querem se sentir bonitas para as comemorações. Seja com as sobrancelhas feitas, a pele radiante e até mesmo o corpo relaxado. Para isso, já venho pensando em algumas estratégias de vendas”, disse Mavielyton. Ele informou que pretende ainda reforçar estoque de produtos para conseguir realizar todos os procedimentos e oferecer mais opções de tratamentos como: peelings, microagulhamento, brow lamination e spa dos pés.
Atualização no mercado e cursos
Quem também conclui esse ano, mas já trabalha no mercado é Camila Santana. Ela começou com massagem com pedras quentes, massagem relaxante, massagem com bambu, ventosaterapia e limpeza de pele. Depois, adicionou ao portfolio massagem com vela quente.
Para atender o público, ela construiu um espaço ao lado da casa dela (@camilanatalics) e também realiza as atividades em um box de crossfit. Entre o público-alvo, atletas e pessoas que praticam atividade física. A expectativa para o final do ano é que o movimento aumente em torno de 40%. Para isso, divulga o trabalho na rede social e frequenta feiras de artesanato, realizando quick massage. “É sempre importante se atualizar no mercado de trabalho e investir em cursos”, disse Camila.
Fidelizando clientes
Quem pensa aproveitar o final do ano para gerar renda, é importante realizar bem os serviços para conquistar mercado. A professora do curso de Estética e Cosmética do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), Ana Campos, orienta aos profissionais da área para prezarem pela excelência e inovação nos serviços, atendimento, divulgação e bonificações para se fidelizar a clientela ao longo do ano.
Segundo a especialista, a tendência do mercado é a valorização dos cuidados estéticos em geral para aumentar a autoestima das pessoas. Tanto que, pela performance, o segmento da beleza coloca o Brasil como o quarto maior mercado no mundo, ficando atrás apenas do norte-americano, chinês e japonês, segundo pesquisa realizada pela Euromonitor Internacional.
Para melhorar os serviços, Ana destaca os avanços tecnológicos tanto nos procedimentos minimamente invasivos como na cosmetologia e eletroterapia para os ramos facial, capilar e corporal. Bem como o uso de injetáveis para acelerar resultados.