Os procedimentos cirúrgicos estéticos realizados no Brasil, no ano de 2020, ultrapassam a marca de 1,3 milhão. Este é um mercado que está sempre se atualizando e trazendo atrativos e novidades. Um procedimento que está se tornando uma verdadeira febre nas clínicas de estética é a lipo sem cortes, que promete resultados semelhantes a uma lipoaspiração, mas sem precisar de cirurgia.
O que acontece na lipo sem cortes, ou lipocavitação, é uma quebra das moléculas de gordura localizada, presentes em áreas como abdômen, braços, interior das coxas, costas e pernas. Primeiro, a pele é preparada com um gel potencializador e um equipamento de ultrassom, que emite ondas sonoras inaudíveis, é passado nas áreas desejadas.
Estas ondas penetram na pele e possibilitam a quebra das células e liberação da gordura, que se transformam em ácidos graxos e glicerol. Assim, elas não somem com a ultrassom e sim, com a transformação, podem ser reaproveitadas pelo corpo como energia ou liberadas pela urina ou suor.
É importante ressaltar que são necessárias várias sessões de lipo sem corte para atingir os resultados esperados, entre 5 e 10. Também é necessário aliar o tratamento a outros como drenagem linfática e prática de exercícios físicos, para que o resultado final seja mais satisfatório e possa ser mantido a longo prazo.