ESTUDE NA UNIT
MENU

Facilitação da aprendizagem: O que é microlearning?

Técnica de aprendizado ensina conteúdos complexos em doses mais curtas e objetivas

às 19h52
Compartilhe:

Com rotinas cada vez mais corridas e apertadas, está ficando mais difícil das pessoas conseguirem intervalos longos para outros afazeres além dos básicos – se alimentar, ir ao banheiro, etc – como estudar, por exemplo. Além disso, o avanço da tecnologia faz com que os indivíduos fiquem horas conectados, recebendo enxurradas de informações de maneira rápida, o que prejudica o foco e a atenção por períodos longos.

Dentro disso, as técnicas de aprendizagem também estão avançando e um método que vem ganhando força e sendo discutido é o microlearning ou micro aprendizagem. Ele tem o objetivo principal de facilitar o aprendizado, oferecendo conteúdos complexos e extensos em doses mais curtas, claras e objetivas de conhecimento. A organização dos assuntos é feita de uma maneira que a compreensão seja mais fácil, porém, sem perder a qualidade e efetividade.

Justamente por ter esses pequenos espaços de tempo de aprendizagem, o microlearning costuma ser oferecido em plataformas online através de módulos de, no máximo, 5 minutos que contam com recursos de mídia como fotos e vídeos, além de gráficos, tabelas e animações. Dessa forma, o foco e o tempo necessário são reduzidos, as pessoas não se cansam dos conteúdos e conseguem estudar e acompanhar de maneira que não interfira nos afazeres diários. 

Dentre os benefícios de utilizar as pequenas doses de conhecimento estão a otimização do tempo, a possibilidade de personalizar os estudos e focar nas principais dificuldades de cada estudante, fazer treinamentos e avaliações online, capacitação profissional – porque pode ser implementado pelo RH das empresas, simplificação de assuntos complexos e outros. Outro facilitador do microlearning é ter a possibilidade de acessar os módulos através de celulares e tablets, em qualquer lugar e horário.

Compartilhe: