ESTUDE NA UNIT
MENU

Experiências com telhado verde inspiram TCC

Alunos de Engenharia Civil apresentam, nesta terça, estudo feito com duas iniciativas no Recife – uma em Santo Amaro e outra no bairro de Santo Antônio. Nas análises, avaliaram estrutura, composição e benefícios ao meio ambiente

às 20h27
Compartilhe:

Os benefícios do telhado verde em edificações são tema do TCC de alunos de Engenharia Civil da Unit-PE. O estudo – que será apresentado nesta terça (8) pelos estudantes Alcides Rocha, Arthur Santos, Clodoaldo de Paula e Erika Barros – avalia, entre outros, a inovação, sustentabilidade, materiais utilizados e efeitos desse recurso no empreendimento.

Também chamados de jardins suspensos, os telhados verdes representam um diferencial na área da engenharia e edificações. Eles consistem na colocação de vegetações nas coberturas dos edifícios, sob a laje, trazendo benefícios ambientais. Além de paisagístico, ajuda na redução das ondas de calor, diminuição no consumo interno de energia elétrica, promove absorção e aproveitamento de água da chuva e reequilíbrio ambiental.

Com o título “Análise das estruturas dos telhados verdes em edificações localizadas na cidade do Recife: estudo de caso”, os alunos basearam o trabalho com avaliações sobre o aumento das construções nas áreas urbanas e as consequências disso para o meio ambiente. “As pesquisas mostram que, até 2050, as migrações populacionais para os centros industriais irão aumentar cerca de 66%. Com isso, as construções de edifícios também irão aumentar, produzindo transtornos de escoamento das águas da chuva e possíveis alagamentos, além do fenômenos das ilhas de calor urbano”, explicou Clodoaldo, integrante da equipe.

Para o TCC, os estudantes de Engenharia avaliaram essa cobertura verde em um bar, em Santo Amaro, e também em uma organização não-governamental, no bairro de Santo Antônio. Nesta, a experiência utilizada era de uma horta comunitária. Para realizar a pesquisa, os alunos de Engenharia fizeram visitas, registraram imagens para análise visual, aplicaram questionário não estruturado aos proprietários e fundamentaram com referências teóricas e artigos.

Resultado

Após inspeções da equipe nas duas coberturas, alguns resultados foram obtidos: na primeira, o proprietário sentiu uma redução térmica no local e passou a usar apenas um ar central – antes eram usados dois. No segundo caso, o telhado verde serviu para que a água da chuva fosse reutilizada para o cultivo de uma horta comunitária, como forma de reaproveitamento e benefício da natureza.

Caráter experimental

Apesar dos bons resultados com o uso, os telhados verdes avaliados eram de caráter experimental e algumas faltas na estrutura foram percebidas como problemas de planejamento, infiltração e instalação. Com a observação das consequências das situações, os alunos trazem – em contrapartida – formas de aplicação e manutenção corretas para a utilização do sistema, a partir das concepções da engenharia civil e sustentabilidade.

Legislação

Mais adotados na Europa, sua prática começou a ser aplicada em alguns estados do País. Na capital pernambucana, já há algumas iniciativas iniciais. Inclusive, já está em vigor uma lei municipal – de nº 18.112/2015 – que prevê telhados verdes nos novos prédios do Recife, com mais de quatro pavimentos, ou unidades com área coberta acima de 400 metros quadrados. A norma também inclui, nesses empreendimentos, a construção de reservatórios de acúmulo ou de retardo do escoamento das águas pluviais para a rede de drenagem.

Representam a evolução das construções mais tradicionais, já que trazem uma solução arquitetônica e a melhoria do meio ambiente aliados ao bem-estar. Sem falar dos benefícios climáticos e na qualidade do ar que esse ‘ecotelhado’ pode promover no entorno.

Compartilhe: