Avaliar o conhecimento e o aperfeiçoamento de pedagogos na construção de uma formação cidadã. Este é o objetivo da tese de Doutorado em Educação, produzida pelo diretor-acadêmico, da UNIT, professor Evandro Duarte de Sá.
Intitulada “Formação geral e cidadã de pedagogos em instituições de ensino superior da cidade do Recife”, a proposição foi apresentada no último dia 10 de novembro, na sede da Pontifícia Universidade Católica, do Rio Grande do Sul (PUCRS).
O programa de doutoramento foi ofertado na modalidade Doutorado Interinstitucional (DINTER), numa parceria autorizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) entre a Universidade Tiradentes (Unit) e a PUCRS.
Em sua dissertação, Evandro Duarte de Sá avalia que o ensino superior brasileiro não agrega conhecimentos específicos necessários, à formação cidadã de pedagogos que atuam em instituições de ensino superior da cidade do Recife.
“A educação superior constitui em uma importante via para a construção da cidadania, sendo o componente de Formação Geral contemplado pelas Instituições de Ensino Superior (IES), um importante vetor para o desenvolvimento da formação cidadã”, salienta.
Ainda segundo o doutorando, constatou-se por meio da coleta de percepções de coordenadores de cursos de Pedagogia, do Recife, de que há mais ênfase na formação específica, em detrimento da formação geral e cidadã.
“Constatamos esse fato, por meio da análise de resultados obtidos por estudantes ingressantes e concluintes do curso de Pedagogia, no componente de formação geral e no componente de formação específica aplicados ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade)”, finalizou o professor Evandro Duarte de Sá.