Dois alunos do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), na Imbiribeira, se juntarão a outros 11 estudantes da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe) para fazer intercâmbio no exterior, no segundo semestre. Ágatha Fialho Rocha é do curso de Direito e Thiago França Ferreira da Silva estuda Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS). Durante os próximos seis meses, os 13 alunos farão cursos, aprenderão outra língua, vão enriquecer o currículo e fazer networking. “Além das vivências teóricas e práticas, os jovens também experimentarão novas culturas”, adiantou Janaina Costa, coordenadora do núcleo Unit Carreiras.
Instituições parceiras
A mobilidade acadêmica ocorrerá em instituições de ensino superior parceiras do Grupo Tiradentes em Portugal, Espanha, México e Colômbia. Thiago irá para a Universidad de Boyacá, na Colômbia, e Ágatha seguirá para a Universidad de Sevilla, na Espanha. Eles embarcarão ao longo do segundo semestre deste ano, a depender da conclusão dos processos preparatórios e dos calendários de cada instituição. Eles foram selecionados pelo Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI), promovido semestralmente nas instituições mantidas pelo Grupo Tiradentes. A intenção é proporcionar complemento ao conteúdo ensinado no Brasil.
Das 12 instituições estrangeiras que participam desta edição do ProMAI, seis são de Portugal: o Instituto Politécnico de Bragança, a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, a Universidade do Porto, a Universidade Lusófona do Porto, a Universidade de Aveiro e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Utad). Outras três são da Espanha: a Universidad de Deusto, a Universidad de Valladolid e a Universidad de Sevilla. E duas são da Colômbia: a Universidad de Boyacá e a Universidad Santo Tomás. A lista é completada por uma mexicana: a Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMex).
Troca de conhecimentos
Segundo Janaina, esta já é nossa segunda turma de Unit-PE que viaja para estudar fora, após o período de flexibilizações da pandemia da Covid-19. Mesmo quando ninguém podia ainda viajar, os alunos conseguiam fazer essa troca e ampliação de conhecimentos à distância, participavam de aulas, congressos e atividades em grupos. “Com a mobilidade acadêmica, o aluno pode aproveitar o que foi cursado no exterior e incluir as disciplinas na sua formação”, pontua Janaina. Ela informou que o segundo edital deste ano do ProMAI deve ser lançado até setembro.
Vai e vem
Quando esses dois alunos de Unit-PE estiverem se organizando para a viagem, outros dois que já estão fora se preparam para retornar em julho. Um também é do curso de ADS e outro é estudante de Administração. Essa movimentação corresponde ao resultado de um recente levantamento da Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio. Pelo estudo, aumentou o número de intercambistas que viajou para fora do país em 2022. Foram 455 mil pessoas ano passado. Até 2019 eram 386 mil brasileiros.