ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudantes de ADS da Unit-PE conquistam premiações no Desafio Sebrae

Os alunos participaram da 13ª edição do Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação

às 16h18
Compartilhe:

Estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — conquistaram o primeiro e o terceiro lugares no 13º Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação (SBTI). Durante o evento, que aconteceu nos dias 13 e 14 de novembro, em Maceió, houve o Desafio Sebrae de Inovação. Nessa ocasião, foi realizado um ideathon, uma espécie de maratona que propõe aos participantes a formulação de ideias para solucionar determinado problema apresentado.

Projetos dos alunos

O grupo que ficou em 1º lugar na competição teve que pensar em uma solução para o problema “Como desenvolver um assistente virtual que ajude agricultores a adotar práticas mais sustentáveis ​​e aumentar a produtividade agrícola?”. Juliana Bispo, aluna do 3º período de ADS e membro do grupo, conta que, com menos de 24 horas, criaram uma solução chamada de “ChatBot Verdinho”. “É um assistente virtual que recomenda práticas agrícolas sustentáveis, com dicas de manejo do solo, uso eficiente da água e técnicas para reduzir insumos químicos. A proposta é facilitar práticas agrícolas sustentáveis, custos reduzidos e aumentar a rentabilidade dos agricultores, com impacto positivo no meio ambiente”, detalha.

Já Filipe Leonny, também do 3º período de ADS, integrou o grupo que ficou em 3º lugar, junto com dois participantes de Alagoas, João Pugliesi e Marcos Lima. Os três pensaram em uma solução para o descarte inadequado de lixo, alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com foco em alagamentos causados por entupimentos de canaletas. “Propusemos o uso de IA e sensores inteligentes para monitorar o lixo, levantar dados e conscientizar a população sobre os impactos ambientais”, explica.

Importância

Tanto Juliana quanto Filipe decidiram participar da competição por estímulo do Prof. M.e. Diógenes Matias, docente da Unit-PE. Segundo o professor, o evento foi “importante tanto para formação acadêmica quanto para a profissional, com temas importantes para o desenvolvimento humano”. “A minha iniciativa foi promover o amadurecimento dos universitários, mostrando o que é pesquisa científica e como é participar de um evento acadêmico, em que os alunos tiveram a experiência de ver defesas de artigos e ter contato com outros alunos de outros estados para ampliar o seu networking, além de provar que são capazes de resolver qualquer problemática, fora da universidade”, complementa Diógenes.

Compartilhe: