Os estudantes brasileiros são uns dos que mais utilizam a internet, apontou um estudo realizado pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) divulgado nesta quarta-feira (19). São pelos menos 190 minutos por dia conectados.
De acordo com o estudo, os brasileiros têm o segundo maior tempo gasto entre os países avaliados, ficando atrás apenas do Chile, que ficam 195 minutos por dia na internet. O período registrado não conta com aquele acessado no ambiente escolar. A média do ranking é de duas horas – 120 minutos – porém, nem todos os países responderam à essa questão.
O tempo gasto online aumenta ainda mais durante o fim de semana, chegando a 209 minutos. No entanto, países como Suécia, Reino Unido e Holanda gastam mais. Para a pesquisa, isso demonstra a necessidade dos jovens de estarem sempre ligados ao que está acontecendo.
Talvez esse fator contribua com a crescente ansiedade sentida pelos brasileiros. De acordo com o estudo, os estudantes brasileiros estão entre os mais ansiosos do mundo. 80,8% deles afirmam sentir muita ansiedade durante as provas mesmo quando estão preparados. Em geral, a média das nações é de 55,5%. O resultado não está muito distante do da Costa Rica, que aparece com 81,2%.
Feito em 2015, o estudo avaliou 23.141 alunos brasileiros em 841 escolas matriculados a partir do sétimo ano. O Pisa tem como objetivo medir o conhecimento e a habilidade em leitura, matemática e ciências de estudantes com 15 e 16 anos de idade tanto de países membro da OCDE quanto de países parceiros