ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudante da Unit-PE ingressa em organização que dá suporte às mulheres na Tecnologia

Além de cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Joana é também bibliotecária

às 15h28
Compartilhe:

Joana D’arc é conhecida por sua atuação como bibliotecária do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE). Mas, buscando sempre estar por dentro das tendências do mercado, agora a profissional também é estudante do 3° período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da instituição e se tornou Coordenadora de Escrita da STEM para as Minas, organização de suporte às mulheres das áreas tecnológicas e científicas.

O STEM para as Minas (acesse) é uma iniciativa que atua fomentando a presença feminina nas áreas da ciência, da Tecnologia, Engenharia e Matemática. O foco é impulsionar meninas e mulheres cis e trans em razão do baixa aderência das mesmas nessas comunidades. 

Nesta nova oportunidade, Joana atua com a função de corrigir os textos do time de escritoras, orientando-as com feedbacks construtivos; colaborar na definição de diretrizes e padrões para a produção de conteúdo escrito juntamente com a Direção de Escrita; facilitar a comunicação eficiente entre as escritoras, a direção e outras áreas pertinentes; e gerenciar prazos e assegurar a qualidade final dos textos publicados. 

Para ela, a oportunidade de atrelar ciência da informação (Biblioteconomia) e Tecnologia será um desafio interessante de vivenciar: “Escrever bem, por si só, já é um desafio. Espero contribuir consideravelmente com meninas e mulheres que querem desenvolver novas competências e que, obviamente, querem investir na formação acadêmica e na carreira estudantil”.

Em sua nova área, a Tecnologia, Joana conta suas expectativas.“A meta é ser uma profissional da ciência de dados, pois informação é o que move minha atual profissão (bibliotecária). Estar cursando ADS me oportuniza vislumbrar de modos diversos a experiência do usuário (de uma aplicação, de um projeto, de uma solução), a arquitetura da informação, o tratamento dos dados e da informação, entre outras ferramentas com as quais devo atuar no futuro”, explica. 

Para as mulheres que desejam investir na carreira, Joana dá dicas. “É importante criar o hábito da leitura, focar o máximo que puder, empreender/investir nos seus estudos e sonhar com vontade e de verdade. E não ter medo! Encarar os desafios e acreditar que é possível aprender mais e mais. Quem lê, quem escreve, quem estuda, sempre aprende algo novo. É isso que me move”, diz Joana ao dar dicas para as pessoas que pretendem trabalhar nos segmentos de tecnologia e de escrita. 

Compartilhe: