ESTUDE NA UNIT
MENU

Especialização: qual a importância e como escolher?

A escolha fará parte do seu futuro profissional

às 11h50
Compartilhe:

Quando a graduação está chegando ao fim, é comum que comecem a surgir pensamentos sobre o que virá a seguir: pós-graduação, mestrado, especialização, doutorado e afins. Tudo isso pode trazer dúvidas e receios, afinal, as opções de escolha são amplas e farão parte do seu futuro profissional. No caso das pós-graduações, atualmente, existem dois tipos: stricto sensu (sentido restrito), com foco no mundo acadêmico, por exemplo, mestrado e doutorado, e lato sensu (sentido amplo), com foco no mercado de trabalho e qualificação, como MBA e especialização.

Durante a especialização é possível adquirir conhecimentos e habilidades, tanto teóricas quanto práticas, que estão diretamente ligadas ao dia a dia da profissão, por isso, é importante que a escolha seja feita a partir da sua afinidade com a área de atuação. Geralmente, a duração varia entre 6 e 18 meses, sendo uma modalidade de pós-graduação mais curta e objetiva, quando comparada a outras.

A depender dos seus objetivos profissionais, é possível encontrar os mais diversos tipos de especializações, com regulamentação e reconhecimento pelo MEC, não sendo necessário ter graduação naquela área. Optar por cursar uma modalidade de pós-graduação é garantir um nível a mais no grau de ensino e se tornar especialista em determinada área, além de valorizar o currículo e abrir novas possibilidades.

Compartilhe: