ESTUDE NA UNIT
MENU

Espanha flexibiliza ida de estudantes brasileiros

País europeu começa a abrir as portas a estudantes. Pelo ProMAI, é possível cursar graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado. E vivenciar nova língua e culturas

às 17h24
Compartilhe:

O avanço da vacinação, gerenciamento dos números de incidência da pandemia e flexibilização de regras de convivência com a Covid-19 estão permitindo que países, como a Espanha, comecem a abrir as portas a estudantes brasileiros, que desejam fazer mobilidade acadêmica. A medida, que começou a ser adotada em agosto deste ano, animou quem pretende estudar fora e completar aprendizados.

Por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica (ProMAI), é possível cursar graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado. A condição é que a duração da experiência seja superior a três meses. Além dos brasileiros que vão estudar, também estão liberados os cônjuges, pais ou filhos de espanhóis para visitar o país.

Regras

Para que a entrada na Espanha seja autorizada, os visitantes têm que cumprir quarentena de dez dias na chegada, estando vacinados ou não. Após o período, o isolamento acaba, sem obrigatoriedade da realização do exame PCR – contudo, quem quiser encurtar o período de quarentena no país europeu pode fazer um PCR no sétimo dia. Caso o exame dê negativo, a saída é liberada. Os estudantes intercambistas são os únicos autorizados a entrar no país, enquanto os demais brasileiros seguem proibidos de entrar na Espanha, sétimo destino do mundo mais procurado por brasileiros.

Pelo menos 48 horas antes do embarque, o viajante tem que preencher o formulário de saúde Spain Travel Healh. Com o preenchimento, um código QR é gerado e solicitado na hora do embarque e também na chegada à Espanha. Quem não está vacinado tem que apresentar um PCR negativo, feito no máximo 72 horas antes da ida. Já os vacinados não precisam mostrar exame, apenas o documento do Sistema Único de Saúde (SUS) provando a imunização. A Espanha aceita todas as vacinas aprovadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Parceiros Tiradentes

O Grupo Tiradentes têm cinco instituições parceiras na Espanha e são universidades com centenas de anos de história e tradições educacionais. Uma delas é a Universidad de Burgos, que tem excelência internacional e é centro de pesquisas. Outra é a Universidad de Valladolid, uma das mais antigas do mundo. Tem ainda a Universidad de Jaén, reconhecida internacionalmente e localizada em uma das regiões mais tradicionais. Também integram à rede de instituições parceiras a Universidad de Sevilla, a segunda maior da Espanha e muito cultural, e a Universidad de Deusto, muito histórica e frequentada. 

Planejamento

A coordenadora de Relações Internacionais da Unit-PE, Renata Costa, explica que, na hora do intercâmbio, o planejamento por parte do aluno é essencial, além do suporte oferecido pela universidade: “A mobilidade internacional é, para muitos, um grande desejo na vida acadêmica. Reconhecendo que a preparação para uma experiência neste sentido exige dedicação, compromisso e um planejamento em vários âmbitos, sejam eles profissionais, financeiros e/ou pessoais, o aluno deve sempre estar atento às oportunidades ofertadas pela Unit”, ressalta. 

Segundo ela, são vários os pontos a se considerar antes de se candidatar a cursar um semestre no exterior. Entre eles, a vacinação, moradia, idioma, clima, custo de vida, alimentação, documentação exigida e, claro, definir a instituição de ensino. Os alunos com interesse em realizar mobilidade podem acompanhar as notícias ligadas ao assunto pelas redes sociais, site e diretamente com a Coordenação de Relações Internacionais.

Compartilhe: