ESTUDE NA UNIT
MENU

Energia solar: como funciona?

Neste sistema, a luz do sol fornece corrente elétrica

às 10h28
Compartilhe:

A energia solar é um recurso moderno, sustentável e econômico a longo prazo. O sistema fornece corrente elétrica através dos painéis solares, chamados de módulos fotovoltaicos. Eles captam a luz do sol e produzem energia. A partir daí, é feito um caminho de transformações.

A energia captada pela luz do sol é transportada para o inversor solar. Ele converte o que foi gerado – em corrente contínua (CC) – para as características da rede elétrica, corrente alternada (CA). Ou seja, os painéis captam os raios solares e os transformam em eletricidade, tornando possível, então, acender as lâmpadas, usar tomadas e ligar equipamentos.

É necessário que os painéis estejam em posição estratégica, com alta incidência da luz solar, porque assim se tem maior geração de energia. É preciso então ser um local sem sombras, com o recebimento da luz do sol durante o dia todo. 

Porém, é preciso lembrar que, mesmo sem sol, em dias nublados, os painéis continuam gerando energia, só que menor. Já à noite, eles não funcionam, mas a eletricidade gerada ao longo do dia é armazenada e pode ser usada normalmente. 

Também existe uma grande diferença entre a eletricidade normal e a solar. Os módulos fotovoltaicos são instalados ao mesmo tempo que um relógio de luz antigo é substituído por um novo, que é “bidirecional”, ele mede a entrada e a saída de energia. 

O que acontece é que o relógio também consegue medir a energia solar que é produzida em excesso, quando a produção é maior que o consumo.  Assim, o que “sobra”, volta para a rede distribuidora e gera créditos solares que podem ser usados em até cinco anos. 

E assim, a energia solar vem se tornando cada vez mais conhecida. Ela pode ser usada em casas, apartamentos, empresas e instituições, sendo uma opção mais econômica e sustentável. Para instalá-la, é preciso contratar uma empresa especializada – todo o investimento será feito para os painéis solares e instalação.

Compartilhe: