ESTUDE NA UNIT
MENU

Empregabilidade em alta no mercado de tecnologia

Alunos do curso de ADS da Unit-PE precisaram mudar de turno devido a seus empregos

às 15h22
Compartilhe:

Não é novidade que o mercado de tecnologia vem crescendo cada vez mais. Em 2022, o setor cresceu 22,9% no Brasil comparado a 2021, que já vinha de um crescimento de 23% sobre 2020. Os dados são de uma pesquisa trimestral feita pela Advance Consulting, que também mostrou que o mercado de TI fechou o primeiro trimestre de 2023 com 20% de crescimento, bem acima das expectativas para o período.  

Com esse crescimento, o que não faltam são oportunidades para os profissionais do setor. Dezoito estudantes do 5° período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) são um exemplo disso. Eles conseguiram empregos e, por isso, precisaram mudar para o turno da noite. 

O aluno Danilo Micael, de 22 anos, está trabalhando no laboratório de TI da Ferreira Costa. “A experiência está sendo maravilhosa. Sinto que cada dia que passa eu realizo um novo sonho”. Ele conta que foram meses de muito estudo e dedicação até a oportunidade chegar. “Ela representa uma vida melhor para mim e minha família, onde melhorar minha qualificação acadêmica e profissional”, declara. 

Outra aluna, Tuanny Silva, de 24 anos, também está trabalhando no mesmo local e compartilha da mesma sensação do colega. Ela conta que conseguiu a vaga graças à residência ofertada pela parceria do porto digital com a empresa, através do Programa Embarque Digital, cujo proporcionou a graduação no curso. “Está sendo maravilhoso, pois estou pondo em prática muito conhecimento que adquiri durante a minha graduação”, diz. 

Para ela, que é mulher e mãe, essa oportunidade representa um lugar de visibilidade no presente e no futuro. “Me fez acreditar e viver o propósito de que mulheres podem sim entrar em um mercado de trabalho predominante de homens, que é o caso do mercado da tecnologia e que mulheres que são mães também podem se graduar e trabalhar em lugares que almejam mesmo com as dificuldades de uma maternidade, seja ela solo ou com rede de apoio”, finaliza. 

Para o professor e coordenador do curso, Arlindo Correia, o sentimento é de orgulho.  “É algo que mudará não só a vida acadêmica dos alunos, mas também será o início de uma transformação profissional já acontecendo numa empresa da área de TI e com probabilidades de grande futuro para eles”, declara.

Compartilhe: