Em 2022, de acordo com o Monitor Global de Empreendedorismo, quase 70% da população brasileira adulta, de 18 a 64 anos, estava envolvida com empreendedorismo. Eram 51 milhões de potenciais empreendedores, ou seja, querendo ter o próprio negócio em três anos, e 42 milhões de empresários já na ativa.
Essa estatística também se deve ao crescimento do ambiente digital que abre cada vez mais portas para empresas e jovens empreendedores, dando nome ao chamado empreendedorismo digital. Que significa, de forma resumida, ter um negócio online.
No empreendimento digital, existem os negócios que nasceram e funcionam essencialmente de forma digital e os que converteram-se ao mundo online. E o objetivo é chegar a um público ainda maior de uma forma mais prática e barata, sem necessariamente precisar investir em espaços físicos. Fazendo com que o empreendedor possa comercializar produtos ou serviços, sem que o consumidor precise se deslocar.
Vantagens
– Mercado digital em alta;
– Mais flexibilidade;
– Baixo investimento para começar;
– Facilidade em atingir mais pessoas;
Entretanto, estar diante de todas essas vantagens não significa que há menos trabalho ou que tudo é feito de forma mais amadora. Para empreender digitalmente, é necessário fazer uma pesquisa de mercado e um plano de negócios, para colocar em prática o foco e planejamento.
Além disso, é importante desenvolver o produto e serviço que será disponibilizado e identificar para qual nicho ele será direcionado, pensando também em uma estratégia de publicidade que o faça chegar a quem precisa. Por fim, trabalhar no desenvolvimento profissional e pessoal, para estar sempre atento às novidades do mercado e continuar estudando, é uma característica indispensável.