Entrevistas são decisivas em um processo seletivo de emprego. Para conquistar a vaga, o candidato precisa se destacar de seus concorrentes. Mas, nessa fase, não basta só demonstrar conhecimentos técnicos ou experiências profissionais, e sim causar uma boa impressão a partir da forma como você se apresenta e posiciona.
Para o coordenador do UNIT Carreiras, professor Guilherme Aragão, o modo como a pessoa se comporta também é avaliado. “O candidato passa a ser observado a partir do momento em que chega à empresa. Da forma como trata (bem ou não) outros colaboradores até o derradeiro momento da sabatina”.
Confira mais algumas dicas para se dar bem em qualquer entrevista de emprego.
RESPEITE O PROCESSO SELETIVO
A boa imagem deve ser construída ao longo de todo o processo seletivo. Afinal, o candidato está sendo avaliado desde o momento em que cadastrou seu currículo para a oportunidade. Ao respeitar o andamento das etapas, respondendo às solicitações do recrutador e comparecendo a todas as fases do processo, o profissional demonstra comprometimento e interesse na vaga – comportamentos bem avaliados.
SEJA PONTUAL
Nunca deixe um entrevistador esperando. O candidato deve chegar com cerca de quinze minutos de antecedência à uma entrevista, para evitar imprevistos de última hora. Entretanto, se não for possível comparecer a tempo, deve avisar o recrutador ou gestor que está atrasado ou que não poderá participar. Faltar sem dar justificativa é fator eliminatório no processo seletivo. Lembrando que pontualidade não significa chegar com horas de antecedência e solicitar a antecipação da entrevista, e sim respeitar o horário agendado.
VISTA-SE DE FORMA ADEQUADA
O candidato deve investigar mais sobre a área e a cultura organizacional da empresa para a qual está concorrendo para vestir-se de forma adequada ao ambiente de trabalho. Roupas sociais leves e de cores neutras são a melhor indicação; calça social, camisa e um sapato baixo, a melhor opção. Evitar exageros na vestimenta e nos acessórios. Cuidar, também, da higiene pessoal.
AJA COM EDUCAÇÃO
Ser educado é fundamental para construir relações duradouras no ambiente de trabalho. Por isso, um candidato simpático com o entrevistador e os demais concorrentes do processo chama atenção. Saber ouvir e esperar o momento certo de se posicionar é fundamental; demonstrar respeito pelo entrevistador, essencial.
PREPARE-SE PARA A CONVERSA
O principal erro que um candidato pode cometer é ir para uma entrevista de emprego sem ter pesquisado sobre a empresa contratante, seus negócios e o mercado no qual está inserida.
Eventualmente, o entrevistador questionará o porquê de o profissional escolher a organização e, quem não sabe responder, demonstra falta de interesse na vaga. Além de estudar a companhia, o candidato pode preparar-se para a entrevista respondendo a perguntas básicas como pontos fortes e fracos; experiência profissional; e desenvolvimento de carreira.
NÃO MINTA
Mentir em um processo seletivo significa que, em alguma etapa, a mentira será descoberta. O entrevistador consegue identificar caso o candidato tenha ocultado alguma informação ou exagerado ao falar sobre alguma experiência ou habilidade em fases anteriores. Na conversa, tudo será questionado ou testado – fingir que sabe algo só passará uma imagem negativa para o recrutador ou gestor.