Os cursos de Tecnologia do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) – localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão – são destaque no Rec’n’Play 2024, um dos maiores festivais de conhecimento e inovação do Brasil.
Rede de Inovação Tecnológica do Recife
No primeiro dia de festival, 6 de novembro, o projeto “CardioTech”, mentorado pelo Prof. Diogenes Matias e pelo Prof. M.e. Jonathan Bandeira, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), foi destaque na programação promovida pela Rede NIT (Rede dos Núcleo de Inovação Tecnológica da cidade do Recife), da Prefeitura do Recife, por meio do Pacto Recife pela Inovação. A iniciativa selecionou os oito melhores projetos, dentre 20 inscritos, para serem apresentados no Espaço Conecta, no centro da Avenida Rio Branco.
O Cardiotech é uma plataforma que une médicos e Inteligência Artificial e é voltada para prevenção de ataques cardíacos, pensada para solucionar a grande quantidade de diagnósticos incorretos sobre a saúde do coração, que pode ter consequências graves para os pacientes. “O objetivo desse projeto é oferecer diagnósticos precisos por meio da personalização de cuidados e parceria com médicos. A plataforma vai gerar um histórico detalhado do paciente após a consulta, ficando salvos todos os resultados para análises futuras, a partir daí a IA gera um pré-diagnóstico”, explica Jonathan Bandeira.
O projeto foi desenvolvido pelos egressos Débora Thaís, Fernando Filipe, Flávio Henrique, Gabriela Diniz e Hadrya Maria do curso de ADS da Unit-PE, por meio do Embarque Digital.
Residência Tecnológica do Embarque Digital
No dia 7 de novembro, também dentro da programação do Rec’n’Play 2024, acontecerá a mostra competitiva da Residência Tecnológica, organizada pelo Embarque Digital, em que, mais uma vez, há projetos de egressos dos cursos de tecnologia da Unit-PE. A iniciativa vai premiar as três melhores soluções da exposição.
O “MangueTown – Na Cidade do Mangue” foi um dos projetos da Unit-PE selecionado para a ação. O trabalho, vencedor do Demoday Kick Off 2023.2, trouxe dados sobre o esvaziamento do Centro do Recife, expondo a queda de 50% do movimento nas ruas dessa região histórica da cidade. O objetivo da ação é dar mais visibilidade e vida a esse bairro, divulgando os eventos e festas de forma prática e rápida em um aplicativo.
O segundo projeto escolhido para a Residência Tecnológica é o “Sabor Solidário”, que conquistou o segundo lugar no Demoday Kick Off 2023.2. A base desse trabalho foi a empatia com pessoas que não têm acesso a uma alimentação digna. Para mudar essa realidade, o grupo propôs criar uma rede de restaurantes e voluntários, reunidos em um aplicativo, em que as sobras dos alimentos desses estabelecimentos virem refeição para aqueles que têm fome, diminuindo, assim, os números preocupantes de desperdício de comida no país, onde 60% dos restaurantes geram sobras e apenas 37% deles fazem doações.