ESTUDE NA UNIT
MENU

Dormir de maquiagem faz mal?

Ação pode ter consequências negativas na pele; confira cuidados e recomendações

às 14h23
Dormir de maquiagem faz mal?
Dormir de maquiagem faz mal?
Compartilhe:

Se maquiar faz parte da rotina de várias mulheres – seja para ir ao trabalho ou algum evento, é comum repetir o passo-a-passo de colocar base, corretivo, pó, sombra e outros cosméticos. Porém, por causa do dia corrido e cansaço, ou até mesmo preguiça, muitas acabam não retirando a maquiagem, e assim, dormem com ela. Essa ação gera consequências negativas na pele – confira cuidados e recomendações.

Andréa Biazatti, professora de Estética e Cosmética da Unit explica: “dormir de maquiagem pode ser altamente prejudicial para a pele , além de ocasionar doenças dermatológicas, como alergias, acne e irritações nos olhos e na boca. Esses são alguns problemas que ocorrem com mais frequência na pele de quem de fato não retira a maquiagem”, explicou.

Quando usar maquiagem e não retirá-la vira uma rotina, as consequências podem ser ainda maiores e duradouras: a renovação epidérmica, que acontece durante o sono, não é realizada de forma adequada, levando ao entupimento de poros, ressecamento da pele e envelhecimento precoce. “Esse hábito aumenta a oleosidade da pele, pode gerar mais rugas, marcas de expressão e, mesmo usando maquiagem mineral ou hipoalergênica, é preciso sempre retirá-la, pois, nesse caso, elas também se tornam prejudiciais”, enfatizou a professora.

Recomendações

Por isso, a recomendação é sempre fazer um ritual de higienização da pele, com a limpeza adequada. Andréa explica como a ação deve ser feita: “é ideal ter produtos específicos para retirar essa maquiagem, além do sabonete. É preciso o uso de demaquilantes, principalmente em maquiagens à prova d’água, que são mais difíceis de serem retiradas, em especial na área dos olhos, como máscara de cílios e delineadores”, pontua.

Após o uso do demaquilante – produto específico para retirar a maquiagem – é importante também promover a hidratação da região com cuidado. “E, depois que fizer essa remoção, sempre tonificar e hidratar a pele, para que a região sofra menos malefícios do que a maquiagem deixou durante certo período de tempo”, salientou Andréa. 

Compartilhe: