ESTUDE NA UNIT
MENU

Doenças bucais podem ser evitadas com rotina de cuidados

O hábito de escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia e visitar regularmente o dentista ajuda a prevenir doenças e evitar a perda precoce dos dentes

às 20h48
Compartilhe:

O cuidado com a saúde bucal é fator essencial dentro de uma rotina saudável. A prevenção de doenças começa pela boca, a principal porta de entrada de organismos do nosso corpo. Ontem, dia 25 de outubro foi comemorado o Dia Nacional da Saúde Bucal, a data tem o objetivo de dar visibilidade a prevenção e tratamento de doenças desta região.

A cárie, por exemplo, é uma doença infectocontagiosa que afeta uma grande parte da população, desde a infância nas fases de desenvolvimento dos dentes até os idosos, caso não seja feita a devida higiene. Mas este não é o único problema, as doenças periodontais, as que ocorrem na gengiva e estrutura óssea interna da boca,  também são ameaças à saúde, em casos mais graves podem evoluir para doenças mais complexas.

Em entrevista, o Doutor e Professor de Odontologia do Centro Universitário Tiradentes (Unit PE), Pedro Cabral, destaca a importância de, ainda na infância, criar o hábito de visitar o Dentista e o de escovar os dentes, desconsiderando a ideia de que porque os dentes provisórios vão cair não devem ter essa total atenção.

P.: A quais riscos está exposta uma pessoa que não se preocupa com esses cuidados tão necessários ou até os desassistidos, e que não têm acesso a produtos básicos de higiene bucal?

Dr. Pedro Cabral: As pessoas que não têm acesso a produtos de higiene básica e uma rotina de cuidados, podem desenvolver gengivite, doença que afeta a gengiva, e periodontite, doença que degrada a parte estrutural do dente, podendo sofrer com dores e levar a perda precoce dos dentes. Então é necessário levar informação à população no sentido da forma correta de escovar os dentes e usar o fio dental, que são ações básicas.

O professor alerta que o exame aprofundado, atento aos detalhes, não apenas dos dentes, mas de todas as cavidades da boca por parte do dentista é essencial, bem como a orientação aos pacientes para uma escovação correta, analisar lábios, gengiva, identificar manchas, feridas ou qualquer alteração. O dentista também deve esclarecer os fatores de riscos para doenças, como o câncer de boca.

O atendimento odontológico preventivo precisa ser visto como prioridade por todos. É preciso que o dentista não cumpra o papel de apenas extração dos dentes, é o que aponta o professor. Comenta que isso depende da valorização da classe, o melhor atendimento depende de melhorias nas condições de trabalho e estrutura, com equipamentos adequados para cuidados e políticas de incentivo a categoria.

Para atender a estética de um dente perfeito algumas pessoas têm recorrido a tratamentos alternativos como escovação com carvão ativado ‘clareador’, produto abrasivo que danifica a superfície e não apresenta efeitos positivos reais. O meio mais eficiente continua sendo escovar os dentes corretamente, no mínimo três vezes ao dia, utilizar o fio dental e visitar regularmente o dentista, afirma o Doutor.

No Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) é possível fazer consultas odontológicas na Clínica Escola de Odontologia, localizada na Av. Caxangá, Nº 4302, Cidade Universitária.

Os atendimentos são feitos por estudantes com supervisão de professores. Para adquirir informações sobre o atendimento, os interessados podem ligar para o (81) 3878.5133.

Compartilhe: