ESTUDE NA UNIT
MENU

Dislexia: o que é e como identificar?

O transtorno de aprendizagem compromete a leitura, escrita e compreensão de texto

às 11h05
Compartilhe:

Durante o período escolar, as crianças passam por diversas etapas, desde o aprendizado de cores, números, letras, até a leitura e escrita. Entretanto, esses processos podem ser afetados negativamente pelos transtornos de aprendizagem, que atingem diretamente a concentração, atenção, linguagem e visão, causando atrasos e dificuldades, como é o caso da dislexia.

Neste transtorno neurobiológico, os sintomas geralmente surgem na infância (mas podem persistir na vida adulta), as crianças apresentam dificuldades no momento de leitura e escrita, bem como na fala e compreensão de texto. Apesar de ser, erroneamente, associada a um quociente de inteligência (Q.I.) mais baixo, a dislexia é causada, na verdade, por uma alteração cromossômica, fazendo com que os portadores não consigam associar os símbolos gráficos com os sons.

Dificuldades na hora de escrever e associar sílabas, podendo trocá-las ou confundí-las, erros constantes de ortografia, lentidão na leitura, dificuldades para soletrar e reconhecer letras e números, atraso no desenvolvimento da fala, confusão entre direita e esquerda e incompreensão textual são alguns dos sintomas mais comuns.

O tratamento da dislexia é feito com auxílio de uma equipe multidisciplinar, composta por fonoaudiólogos, psicopedagogos, neurologistas e outros profissionais, a depender de cada caso, visando uma qualidade de vida e avanços no desenvolvimento da criança, através de estímulos, atividades e terapias.

Compartilhe: