A preparação para concursos públicos não é nada fácil, exige dedicação, planejamento e metas realistas e pacientes. Por isso, preparamos algumas dicas para quem deseja se tornar um concurseiro(a).
- Escolha uma área
Tentar focar em várias áreas de concurso pode ser um problema, por isso, o ideal é escolher apenas uma específica, por exemplo: jurídica, policial, educação, etc, para que seu rendimento seja melhor.
- Conheça o edital
Nesta segunda etapa, é mais do que imprescindível ler os editais dos concursos que deseja participar porque é onde encontram-se todas as informações e conteúdos necessários para prosseguir.
- Planeje os estudos
Após a leitura do edital, é hora de se planejar e se organizar. Anote tudo o que será necessário estudar juntamente com os horários.
- Eleja prioridade com base em sua motivação
Esse processo vai lhe demandar tempo e bastante dedicação, por isso, é necessário comunicar a todos sua decisão, para que eles tenham ciência que agora você irá abdicar, em alguns momentos em prol dos seus objetivos. Você precisará encontrar sua motivação, para ajudá-lo a se manter firme. Essa etapa também inclui evitar as distrações. Para que tudo seja produtivo, procure um ambiente mais calmo e menos barulhento, mantenha o celular no modo silencioso e outras coisas relacionadas.
- Escolha bons materiais e faça exercícios
Além de ficar apenas na teoria, é importante praticar, exercitando seus ensinamentos em simulados e provas anteriores. E sempre priorizar a escolha de bons materiais (livros, apostilas, video-aulas, etc), isto é, conteúdos atualizados e que sejam específicos para a área escolhida.
- Entenda que a aprovação pode levar meses ou anos
Isso mesmo! É um processo que, além de dedicação, também exige paciência, tendo em vista que ele pode levar meses ou anos até a aprovação. Por isso, não se desespere, tudo vai acontecer no tempo certo.
- Descanse e reencontre tempo para sua vida social
Por último, mas não menos importante, é preciso tirar momentos de descanso para que sua mente absorva de forma útil o conteúdo estudado. Fazer uma pausa, caminhar pela casa, fazer exercícios físicos e até mesmo reservar algumas horas para se encontrar com amigos e a família, são boas opções.