ESTUDE NA UNIT
MENU

Dicas para crescer como líder sem ter esgotamento nervoso

É necessário pensar estrategicamente e adotar algumas etapas para conquistar uma carreira completa

às 14h23
Compartilhe:

Liderar não é uma tarefa fácil. Tomar decisões, motivar e inspirar outros, lidar com mudanças, administrar conflitos e criar uma cultura de confiança e respeito são tarefas que devem ser feitas de maneira correta para crescer como líder e evitar constrangimentos. 

A pessoa que deseja ampliar suas habilidades de liderança deve pensar estrategicamente sobre como se preparar para novas oportunidades sem se esgotar por completo. Com isso, Sanjay Khosla, professor adjunto de marketing da Kellogg School e coach executivo treinado, recomenda seguir algumas etapas para evitar esse problema. 

– Conheça a si mesmo;

É necessário ter uma boa noção dos próprios pontos fortes e necessidades de desenvolvimento, além de saber o que realmente gosta de fazer. Obter feedback contínuo de outras pessoas, incluindo de seus supervisores diretos, e saber combiná-los com a autorreflexão ajuda muito. 

– Administre suas energias corretamente; 

O próximo passo é garantir que está gastando tempo com as coisas certas. “Quando se está estressado, existe uma incompatibilidade entre o que quer fazer e o que está realmente fazendo”, diz Khosla. Para solucionar isso, Khosla recomenda dar um passo para trás e avaliar o que é importante. 

– Foque nas áreas de atuação; 

Nesta etapa, deve-se realinhar as ações nos próximos seis meses para corresponder às suas prioridades, diz Khosla. Ele incentiva as pessoas a fazerem uma lista de áreas de foco específicas, com um limite de cinco áreas prioritárias. O coach especialista tem uma única regra para esta lista: começar com uma prioridade não relacionada ao trabalho, para garantir equilíbrio pessoal de algo fora do trabalho. 

– Construa um círculo de influência; 

Esta etapa é imprescindível para ajudar a identificar e desfrutar das oportunidades de desenvolvimento de liderança. Ao comunicar os pontos fortes ao círculo de influência, seus integrantes podem ajudar você a se posicionar para projetos que antes podem ter parecido inacessíveis. Esse círculo de influência deve incluir colegas e gerentes dentro e fora de sua empresa, e pessoas que possa ajudar a causar impacto. 

– Escolha como se apresentar; 

Por último e não menos importante, é preciso estar atento ao modo que eles se apresentam e aos seus pontos de vista em reuniões e eventos. “Olhe para tudo do ponto de vista de outra pessoa, em vez de apenas dizer a ela o que você está fazendo”, diz Khosla. Fazer isso requer intencionalidade. Antes de qualquer reunião, faça um brainstorming sobre quais perguntas podem ser levantadas e prepare suas respostas.

Compartilhe: